O diagnóstico de morte encefálica é definido como “morte baseada na ausência de todas as funções neurológicas”. Pode ser muito difícil de entender. 

O que significa “morte encefálica”?

Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de uma severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

Morte encefálica é permanente e irreversível.

Como fica decidido que nosso ente querido está com Morte Encefálica?

Um médico conduz os exames médicos que dão o diagnóstico de morte encefálica. Esses exames são baseados em sólidas e reconhecidas normas médicas. Entre outras coisas, os testes incluem um exame clínico para mostrar que seu ente querido não tem mais reflexos cerebrais e não pode mais respirar por si próprio. Em todos os casos, os testes são realizados duas vezes , com intervalo de seis horas, entre um exame e outro.

Adicionalmente, é obrigatório um exame complementar para confirmar o estado de morte encefálica. Pode incluir: arteriografia dos quatro vasos cerebrais, doppler transcraniano ou eletroencefalograma. Estes testes são feitos para confirmar ausência do fluxo sanguíneo ou da atividade cerebral. Você pode pedir ao médico para explicar pi mostrar como a morte encefálica do seu ente querido foi declarada.
Estes testes medem a atividade cerebral. Possivelmente, seu ente querido pode apresentar atividades ou reflexos espinhais, como um movimento ou uma contração muscular. Reflexos espinhais são causados por impulsos elétricos que permanecem na coluna vertebral. Estes reflexos são possíveis, mesmo que o cérebro esteja morto.

O que acontece com nosso ente querido enquanto esses testes estão sendo feitos?

Ele está em Unidade Terapia Intensiva, com aparelho que para manter a respiração a, chamada ventilador. Medicamentos especiais para ajudar na manutenção da pressão sanguínea e outras funções do corpo podem também ser dados para seu ente querido. Durante o teste da morte encefálica, o ventilador e os medicamentos continuam, mas eles não interferem na determinação da morte encefálica.

Não há drogas que podem parar o trabalho do cérebro dando um falso diagnóstico?

Certos remédios podem mascarar a função cerebral, assim como relaxantes musculares e sedativos, mas o exame só será realizado, após a suspensão dessas drogas.

Se nosso ente querido está realmente morto, por que seu coração ainda bate?

Enquanto o coração tem oxigênio, ele pode continuar a bater. O ventilador providencia oxigênio para manter o coração batendo por várias horas, além de medicamentos, para manter a pressão arterial. Sem este socorro artificial, o coração deixaria de bater.

É possível que nosso ente querido esteja somente em coma?

Não. O paciente em coma está legalmente vivo e pode respirar quando o ventilador é removido e/ou ter atividade cerebral e fluxo sanguíneo no cérebro. Seu ente querido não está morto.

O que acontece quando a morte encefálica é declarada?

Uma vez dado o diagnóstico de morte encefálica, seu ente querido é declarado legalmente morto. Esta é a hora que deve constar no atestado de óbito. A hora da morte não é a hora da retirada do ventilador.

Pode nosso ente querido sofrer alguma dor ou sofrer após a morte encefálica ser declarada?

Não. Quando alguém está morto, não sente dor e não sofre de maneira alguma.


Há mais alguma coisa que possa ser feita?

Antes da morte encefálica ser declarada, tudo que é possível para salvar a vida do seu ente querido é feito. Após o diagnóstico de morte encefálica, não há qualquer chance de recuperação.
Dizer adeus a um ente querido que está em morte encefálica é uma experiência difícil. Seu ente querido pode parecer que está apenas dormindo. O ventilador abastece os pulmões com ar. O monitor do coração pode indicar que o ele ainda está batendo. Seu ente querido pode estar aquecido quando o toca e ter cor em sua face. Mas, realmente, seu ente querido está morto.

O que acontece em seguida à declaração de morte encefálica?

Em muitos casos, a morte encefálica resulta de um acidente repentino ou ferimento. Um profissional da saúde falará com você sobre certas decisões que você precisa tomar nesse momento. Dentre essas decisões uma seria a de remover o ventilador e a outra seria a doação dos órgãos e/ou tecidos.

Lembre que seu ente querido já está legalmente morto e a não será a remoção do ventilador que irá causar a sua morte.