CITOX - Centro de Informação Toxicológica

O Centro de Informação Toxicológica - CITOX foi implantado na cidade de Teresina, em Dezembro de 2005, localizado no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador CEREST.

Tem como objetivo principal garantir informação toxicológica voltada à prevenção, proteção e promoção à saúde dos que estiverem expostas a riscos de natureza toxicológica, provocados por animais peçonhentos, medicamentos, agrotóxicos, poluentes industriais, produtos químicos em geral e outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.

É o Centro de Referência Estadual em Toxicologia, sendo o único existente no Piauí. Está ligado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual e ANVISA e ao Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas SINITOX(FIOCRUZ), como membro de Centros de Toxicologia do Brasil RENACIAT.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Informações e Orientações toxicológicas aos profissionais de saúde, de hospitais públicos e privados, de todo o Estado do PI, bem como a comunidade em geral, como plantão permanente de 24 horas;
  • Capacitação de Recursos Humanos em Toxicologia para profissionais de saúde;
  • Divulgação dos riscos tóxicos e medidas preventivas de envenenamento através da elaboração e distribuição de cartazes e folhetos.

EM QUE SITUAÇÃO DEVEMOS PROCURAR O CITOX?

Em caso de intoxicação por medicamentos, praguicidas, plantas tóxicas ou acidente por animais peçonhentos, configurando-se em EMERGÊNCIA MÉDICA.

QUAIS OS CASOS MAIS FREQÜENTES?

  • Acidentes com produtos de limpeza, agrotóxicos e medicamentos;
  • Tentativas de suicídios com medicamentos e venenos para insetos e ratos (praguicidas em geral), etc;
  • Acidentes com animais peçonhentos como: escorpião, aranha, lacraia e cobra;
  • Acidentes com plantas tóxicas.

O QUE FAZER?

Ligar imediatamente para o telefone CITOX e informar ao plantonista o ocorrido e não esquecer de falar o nome do produto de limpeza, do remédio, o nome da planta que teve contato ou do agrotóxico. E no caso de picadas por animais tentar capturar o animal e trazer para o hospital para identificação.

LOCALIZAÇÃO

Rua 19 de Novembro, 1865 – Primavera
PLATÃO - 0800-280.3661