26 de Junho de 2018 | Atualizado em 23 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Auditoria da União Europeia reconhece avanços nos trabalhos do Piauí

O objetivo dessa auditoria foi avaliar o funcionamento do Sistema de Vigilância Sanitária, bem como da Gestão da Qualidade, Condução das Inspeções e Relatórios.

Auditoria da União Europeia reconhece avanços nos trabalhos do Piauí

O Piauí participou recentemente do processo de auditoria realizado pela União Europeia, no qual foi avaliado o processo de trabalho dos técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), bem como os procedimentos relativos às inspeções sanitárias em empresas fabricantes de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s).

Além do Piauí, participaram também da auditoria os estados de São Paulo e Minas Gerais. Os auditores justificaram a Visita às VISAS do Brasil, explicando que 28 países da Comunidade Europeia decidiram unificar e harmonizar a legislação relativa a insumos farmacêuticos ativos, com equivalência regulatória, para os níveis federais, estaduais e municipais.

O objetivo dessa auditoria foi avaliar o funcionamento do Sistema de Vigilância Sanitária, bem como da Gestão da Qualidade, Condução das Inspeções e Relatórios. “Nesse processo, os auditores avaliaram a harmonização dos procedimentos estaduais aos parâmetros nacional e internacional, com foco na qualidade e segurança da produção de insumos farmacêuticos no Piauí, uma vez que os mesmos são exportados para a Europa”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

No encerramento da auditoria, que aconteceu em Brasília, no último dia (21), com a presença dos técnicos da ANVISA e das VISAS dos três estados auditados, os auditores destacaram a importância da capacitação continuada dos profissionais das áreas da vigilância.

Os auditores manifestaram ainda satisfação com a transparência da apresentação das informações solicitadas, reconhecendo os avanços no desempenho das atividades e no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da DIVISA. “Esse é um trabalho que vem sendo construído desde 2014, com compromisso, dedicação e capacidade técnica dos profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), no qual tivemos resultados satisfatórios, embora se reconheça que ainda temos muito a construir em gestão de qualidade”, finalizou a diretora.