20 de Novembro de 2018 | Atualizado em 20 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária faz autoavaliação das práticas de Segurança do Paciente em hospitais do Piauí

A Autoavaliação é baseada no preenchimento do Formulário Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA

Vigilância Sanitária faz autoavaliação das práticas de Segurança do Paciente em hospitais do Piauí

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) está fazendo a validação da autoavaliação das práticas de Segurança do Paciente dos 23 hospitais prioritários do Piauí, sendo eles públicos, privados e filantrópicos. Consideram-se como hospitais prioritários no Plano Integrado, aqueles que dispõem de leito de UTI.

A Autoavaliação é baseada no preenchimento do Formulário Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), feito pelos hospitais prioritários no período de maio a setembro de 2018. “Era um formulário eletrônico composto por 15 questões objetivas e 4 questões relacionadas à avaliação de indicadores de estrutura e de processo das práticas de segurança do paciente. Agora, os fiscais da DIVISA estão realizando a validação desses relatórios para que seja feita a classificação dos hospitais”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Após a revisão dos dados feita pela vigilância sanitária, será calculado um indicador composto de adesão às práticas de segurança para cada serviço de saúde que respondeu o Formulário. O indicador composto é baseado nos critérios avaliados.

Com o resultado do indicador, o serviço de saúde poderá ser classificado em três grupos, pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS): primeiro grupo - conformidade alta (67%- 100% de conformidade do indicador composto de adesão); segundo grupo - conformidade média (34%-66% de conformidade do indicador composto de adesão); e terceiro grupo - conformidade baixa (0%-33% de conformidade do indicador de adesão).

Os resultados da autoavaliação serão informados posteriormente para os hospitais, durante uma Oficina que será realizada pela Vigilância Sanitária do Estado, no dia 14 de dezembro. “Todos os hospitais receberão um boletim informativo com o desempenho de cada estabelecimento e as suas obrigações a cumprir para a melhoria da segurança do paciente dentro do serviço de saúde”, completou Tatiana Chaves.

Com Informações da Anvisa