12 de Março de 2019 | Atualizado em 19 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

DIVISA realiza curso sobre processo administrativo sanitário com participação da ANVISA

O curso segue até a próxima sexta-feira (15), no auditório da DIVISA.

DIVISA realiza curso sobre processo administrativo sanitário com participação da ANVISA

Profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA estão em Teresina para ministrar o Curso de Capacitação em Processo Administrativo Sanitário - PAS, para coordenadores e fiscais de VISAS de 23 municípios do Piauí. O Curso é promovido pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado – DIVISA. “Com este curso, a gente dá continuidade ao processo de capacitação e qualificação dos técnicos sanitários, nos níveis estadual e municipal”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

De acordo com a coordenadora do Processo Administrativo Sanitário da Anvisa, Patrícia Masera, o treinamento tem foco voltado em apuração de infrações sanitárias. “Nosso objetivo é demonstrar a importância de realizar uma fiscalização robusta, fundamentada na legislação, completa e que englobe não somente as medidas preventivas, cautelares e imediatas, necessárias nos casos onde o risco se apresenta iminente, mas também que incorpore o processo administrativo sanitário”, explicou.

A expectativa do curso é que as vigilâncias sanitárias do Piauí compreendam a importância do PAS instaurado com a lavratura do auto de infração como instrumento apropriado na repressão ao ilícito sanitário, conferindo assim, a efetividade à atuação da vigilância sanitária.

Para a coordenadora da VISA de Oeiras, Lívia Rego, essa expectativa já esta sendo atendida. “Está sendo muito enriquecedora essa formação. É de suma importância a instauração do PAS para o melhor desempenho das ações em nível de município, e a participação dos profissionais da ANVISA, torna esse encontro ainda mais dinâmico com a troca de experiências. A DIVISA está de parabéns”, afirmou.

O curso segue até a próxima sexta-feira (15), no auditório da DIVISA. “Ontem e hoje nós estivemos com a presença dos profissionais da Anvisa e daí adiante, os fiscais do Estado assumem a continuidade do curso”, explicou Tatiana Chaves, diretora da DIVISA.


Arquivos anexos (1)