30 de Maio de 2019 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Festival de Inverno: Estabelecimentos comerciais são inspecionados pela vigilância sanitária

Os estabelecimentos comerciais do município de Pedro II que manipulam alimentos foram inspecionados esta semana pelos fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA). A ação, que foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, teve como objetivo, reduzir e prevenir os riscos à saúde da população durante a 16ª edição do Festival de Inverno, que acontece no período de 20 a 23 de junho.

As fiscalizações para o Festival de Inverno em Pedro II é uma ação de apoio aos municípios na realização de grandes eventos no Piauí. “As inspeções foram realizadas em bares, restaurantes, hotéis, motéis, panificadoras, pousadas, mercado público, entre outros estabelecimentos”, disse coordenadora de alimentos da DIVISA, Vania Correia.

Nesses locais, eram avaliadas as condições da estrutura física, instalações sanitárias, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos, produção e acondicionamento dos alimentos (crus e preparados), condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios e a higiene dos manipuladores. “No geral, a situação dos estabelecimentos já melhorou bastante, mas ainda encontramos alguns produtos com datas vencidas para o consumo, como água e refrigerante”, acrescentou a coordenadora.

Os estabelecimentos que tiveram algum tipo de irregularidade foram notificados e receberam prazos para atender as exigências, de acordo com as legislações sanitárias. Após esse prazo, os fiscais da VISA municipal irão retornar para verificar se as exigências foram atendidas.