07 de Junho de 2019 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária participa de evento nacional sobre simplificação para abertura de empresas no Piauí

O evento discute importantes questões relacionadas à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas no ambiente dos pequenos negócios.

Os parceiros da Redesimples estão reunidos hoje (07), em Brasília, para participar da 8ª edição do Seminário Brasil Mais Simples, realizado pelo Sebrae Nacional, para discutir importantes questões relacionadas à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas no ambiente dos pequenos negócios.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) participa do evento, com a presença da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves. “É Importante essa parceria entre os diversos órgãos, como também é muito importante que as visas municipais sejam fortalecidas pelos prefeitos, pois a vigilância é que vai estar orientando os estabelecimentos, para que eles possam oferecer uma qualidade melhor dos produtos e nos serviços prestados e consequentemente melhorar os empreendimentos dentro do estado”, afirmou a diretora.

Participam ainda do evento, representantes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, Gerência Municipal de Vigilância Sanitária (GEVISA), Secretarias Municipais de Planejamento e Meio Ambiente, entre outros órgãos.

A Vigilância Sanitária do Estado periodicamente tem participado de encontros com o Sebrae e Junta Comercial para agilizar a implementação do Sistema Piauí Digital nesta Diretoria. A última reunião ocorreu no dia 05 deste mês, com objetivo de concluir o mapeamento no sistema do fluxo do processo de licenciamento sanitário. “Com a implementação deste sistema, a Vigilância Sanitária quer facilitar o licenciamento sanitário inicial, que atualmente só é possível ser feito presencialmente na sede da Divisa. O Sebrae tem sido um importante órgão parceiro, tendo inclusive designado um consultor para acompanhar todo o processo e nós acreditamos que em breve estaremos com o Sistema funcionando na Divisa”, finalizou a diretora.