12 de Junho de 2019 | Atualizado em 24 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Estado vai monitorar indicadores de saúde dos trabalhadores

O monitoramento será realizado por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador.

Estado vai monitorar indicadores de saúde dos trabalhadores

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) vai monitorar os indicadores de saúde do trabalhador no Piauí. Os indicadores são medidas-síntese que contém informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde desta população, bem como do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus sistemas de informação.

O monitoramento será realizado por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e dos Cerest’s Regionais, que irão acompanhar de perto as ações de saúde do trabalhador em territórios do Piauí. “O Cerest Estadual vai acompanhar o monitoramento de sete territórios e onde tem Cerest Regional eles irão fazer o monitoramento dos municípios que compõem o seu território”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

A equipe do Cerest esteve na manhã de hoje (11), em reunião técnica para discutir os indicadores dos territórios e as orientações técnicas para vigilância epidemiológica dos óbitos relacionados ao trabalho. “Iremos fazer essa mesma discussão posteriormente com os municípios nos territórios, desta vez, com a participação dos CEREST Regionais. Já iniciamos nos municípios de Valença, Oeiras e Parnaíba. Precisamos conhecer o processo produtivo dos municípios de cada território e incentivar os profissionais a notificar os agravos e acidentes relacionados ao trabalho”, explicou a coordenadora do CEREST Estadual, Vera Regina Cavalcante.

Outras ações deverão ser desenvolvidas para diminuir as subnotificações e melhorar os indicadores.  “Em nossas reuniões estamos pedindo o apoio dos municípios para que eles nos ajudem com o cuidado do preenchimento das fichas de acidente de trabalho e o preenchimento dos campos de ocupação do trabalhador”, ressaltou a coordenadora.