01 de Dezembro de 2020 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST Estadual orienta professores sobre os cuidados com a voz

O CEREST tem mantido o desenvolvimento dos seus trabalhos, com a sua equipe se readequando a nova realidade enfrentada no momento com a pandemia do novo Coronavírus.

CEREST Estadual orienta professores sobre os cuidados com a voz

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí (CEREST) ministrou palestras direcionadas aos professores da Escola Estadual de Dança Lenir Argento sobre os cuidados com a voz. As palestras aconteceram de modo remoto, durante dois dias (27/11 e 01/12) e foi conduzida pela fonoaudióloga do CEREST, Carlene Bitu.

Nesta terça-feira (01), quase 50 professores foram beneficiados com as orientações sobre a saúde vocal e a comunicação adequada durante as aulas (presencial e online). As informações apresentadas pelo CEREST são importantes para que os professores tenham consciência do seu instrumento de trabalho e que reconheçam os riscos ocupacionais aos quais eles estão submetidos na demanda vocal. “Esses riscos podem ser amenizados a partir do conhecimento sobre o processo da voz e seus cuidados, embora sabemos que o ambiente pode ser um fator agravante”, acrescentou Carlene Bitu.

O CEREST tem mantido o desenvolvimento dos seus trabalhos, com a sua equipe se readequando a nova realidade enfrentada no momento com a pandemia do novo Coronavírus. “O importante é cuidar da saúde do trabalhador, então, mesmo que de forma remota, nossa equipe tem se mobilizado para atender as necessidades que chegam até o CEREST”, finalizou a fonoaudióloga.

Vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), o CEREST promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.