19 de Janeiro de 2021 | Atualizado em 24 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária promove encontro virtual com VISAS Municipais

O encontro teve como objetivo, capacitar e orientar os profissionais sobre as ações das VISAS Municipais, frente ao cenário emergencial de mitigação dos riscos epidemiológicos e sanitários

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) promoveu nesta terça-feira (19), o primeiro Encontro Virtual com gestores e técnicos das Secretarias e Vigilâncias Sanitárias Municipais visando a articulação e integração dos novos gestores, bem como o apoio às ações de VISA no Piauí, com foco no Controle Sanitário e na Pandemia do novo Coronavírus.

O encontro teve ainda como objetivo, capacitar e orientar os profissionais sobre as ações das VISAS Municipais, frente ao cenário emergencial de mitigação dos riscos epidemiológicos e sanitários, destacando as medidas higienicossanitárias relativas aos empregadores, trabalhadores e população em geral.

O evento contou com a participação de toda equipe técnica da DIVISA, do COSEMS, que na ocasião foi representado por Leopoldina Cipriano e de mais de 170 profissionais das VISAS municipais e seus respectivos gestores.

A diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, iniciou as apresentações falando sobre a atuação das Vigilâncias Sanitárias, destacando as funções e atividades da Vigilância Sanitária Estadual e as atribuições específicas do fiscal sanitário e sua regulamentação por Portaria Municipal.

Em seguida, a diretora destacou também a atuação da Vigilância Sanitária na Pandemia da COVID-19 e as experiências e desafios enfrentados e ainda a elaboração de Notas Técnicas, Recomendações Técnicas e Protocolos Geral e Específicos.

Dando continuidade a programão, a técnica da DIVISA, Cristiane Miranda, falou sobre a migração do site utilizado pelo Pacto de Retomada Organizada (PROPIAUÍ) para cadastramento das empresas e preenchimento de Plano de Segurança Sanitária e Contenção da COVID-19, que agora passa a ser o Sistema de Informação de Vigilância Sanitária (SISVISA). O sistema passará por alterações para atender as demandas da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA), afim de dar maior agilidade nos processos de licenciamento das empresas e integração a outros sistemas.

As apresentações do Encontro foram finalizadas com a temática sobre a descentralização das ações de VISA, com foco no Risco Sanitário e na Lei da Liberdade Econômica. O assunto foi abordado pela gerente de controle de serviços e produtos da DIVISA, Maria Veloso.