21 de Janeiro de 2021 | Atualizado em 19 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

NOTIVISA e Roteiros de Inspeção são temas de reunião realizada pela DIVISA com hospitais

A reunião tinha como objetivo sensibilizar estes serviços, sobre a importância da notificação no Sistema do NOTIVISA, e apresentar os Roteiros Objetivos de Inspeção – ROI, harmonizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/SNVS).

NOTIVISA e Roteiros de Inspeção são temas de reunião realizada pela DIVISA com hospitais

 

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) realizou nesta quinta-feira (21), a primeira reunião virtual deste ano, com gestores dos Hospitais Públicos e Privados, Clínicas de Hemodiálise e Oncologia e Membros do NSP / CCIH Profissionais de Saúde, para sensibilizar estes serviços, sobre a importância da notificação no Sistema do NOTIVISA, e apresentar os Roteiros Objetivos de Inspeção – ROI, harmonizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/SNVS).

O NOTIVISA é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.

No encontro virtual, a gerente de controle de estabelecimentos de saúde da DIVISA, Romênia Nolêto, apresentou informações sobre o Sistema, bem como os motivos pelo qual é importante a notificação.

“Fazer a notificação no NOTIVISA é de extrema importância, pois a partir desse acompanhamento nós podemos conhecer a realidade dos serviços com seus pontos críticos e a partir daí podemos traçar estratégias que visam melhorar a qualidade em saúde e segurança assistencial, bem como a cultura de segurança dos serviços de saúde do Estado”, destacou.

ROI - Os Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) fazem parte do Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde, realizados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária SNVS e focados no gerenciamento de risco e benefício.

A utilização dos ROIs em todo o SNVS, permite, dentre tantos objetivos, reduzir a subjetividade nas ações de Visa em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde, auxiliar no processo de tomada de decisão do SNVS, uma melhor orientação do trabalho regulatório da GGTES/Anvisa, baseado em dados nacionais sobre risco sanitário, bem como melhorar a reprodutibilidade e a transparência dos processos de inspeção.

A técnica da DIVISA, Roberta Franco, apresentou os roteiros e o modo de utilização desses instrumentos disponibilizados pela a Anvisa. Os documentos podem ser acessados no site da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí por meio do site www.saude.pi.gov.br/divisa.