21 de Janeiro de 2021 | Atualizado em 29 de Março de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária realiza primeira reunião de monitoramento com Hemopi

O órgão se reuniu por meio de um encontro virtual, com a equipe técnica do Hemopi e Agências Transfusionais (AT), para fazer o monitoramento das boas práticas de hematologia e hemoterapia.

Dando continuidade à programação de reuniões e eventos realizados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) para essa semana, na manhã desta quarta-feira (20), o órgão se reuniu por meio de um encontro virtual, com a equipe técnica do Hemopi e Agências Transfusionais (AT), para fazer o monitoramento das boas práticas de hematologia e hemoterapia.

Dentre os destaques da pauta, o avanço da gestão do Hemopi, a melhoria no controle de qualidade e a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), foram alguns dos pontos discutidos.

Na ocasião, a DIVISA e o Hemopi discutiram sobre o Plano estratégico de Melhoria da Hemorrede do Piauí, ano 2019/2020, que foi construído com a participação de membros da Divisa e Hemopi em janeiro do ano passado e que é monitorado pela Vigilância Sanitária do Piauí por meio de inspeções presenciais.

A melhoria da capacitação contínua das equipes de agências transfusionais também esteve entre os assuntos da reunião. As Agências Transfusionais tem como função,  armazenar, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes.

O Piauí conta atualmente com ATs localizadas nos municípios de Barras, Bom Jesus, Corrente, Campo Maior, Esperantina, Fronteiras, Jaicós, Luzilândia, Oeiras, Piripiri, Piracuruca, São Raimundo Nonato, União, Uruçuí, Valença, Água Branca, Amarante e São João do Piauí.