10 de Setembro de 2021 | Atualizado em 20 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí será pioneiro em experiência sobre Segurança do Paciente na Atenção Primária

A notícia foi anunciada pela assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente/ Conass, Carla Ulhoa, durante o IV Seminário Estadual sobre Segurança do Paciente: Cuidado Materno e Neonatal Seguro.

O Piauí será o estado pioneiro que vai participar do projeto elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), sobre a Planificação da Atenção Primária à Saúde, com ênfase na Segurança do Paciente. A notícia foi anunciada pela assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente/ COnass, Carla Ulhoa, durante o IV Seminário Estadual sobre Segurança do Paciente: Cuidado Materno e Neonatal Seguro. 

“É um prazer ter o Piauí como estado pioneiro na implantação desse projeto. Não temos dúvidas que será um projeto bem sucedido, diante de todas as experiências vivenciadas que já temos tido com o Piauí e toda a equipe da Secretaria de Saúde envolvida”, destacou Carla Ulhoa. 

A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma estratégia do Conass de gestão, planejamento e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada e hospitalar, que consiste em apoiar o corpo técnico e gerencial das secretarias estaduais e municipais e tem como nova proposta a inclusão da temática de Segurança do Paciente na APS. 

Desde 2013, ano de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e da RDC 36/2013, que torna obrigatória para todos os estabelecimentos de saúde a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o Piauí já executa ações para o desenvolvimento da cultura de segurança na rede hospitalar e Atenção Primária a Saúde (APS). 

“É mais um desafio para toda a equipe, mas estamos bastante otimistas com a implantação do Projeto, temos o apoio da nossa alta liderança, então sabemos que dele, traremos grandes melhorias para a segurança do paciente na Atenção Primária”, disse a diretora da Vigilância Sanitário do Estado, Tatiana Chaves.
No Piauí, a implantação das metas de segurança do paciente é realizada por meio da efetivação dos Núcleos de Segurança do Paciente em todos os hospitais, sobretudo, nos hospitais prioritários de todo o Estado.