13 de Setembro de 2021 | Atualizado em 19 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Hospital regional Justino Luz terá acompanhamento das notificações de acidentes de trabalho.

Dentre as estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem-se a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no contexto da Rede de Atenção à Saúde, o que implica na identificação da relação entre o trabalho e o acidente, com decorrente notificação do agravo no SINAN e adequado registro no SIH-SUS para os casos que requererem hospitalização e o acompanhamento desses casos pelas equipes do Serviço Social e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Nesse sentido, a equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST Regional), vai intensificar o acompanhamento, junto ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL), com objetivo de  reduzir a subnotificação de acidentes de trabalho nos municípios do Território Vale do Guaribas atendidos no HRJL, bem como qualificar o preenchimento das fichas de notificação; melhorar a qualidade do atendimento das vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho atendidas na unidade de saúde e prestar orientações e encaminhamentos para a continuidade do cuidado desse usuário na rede de atenção à saúde.

Para isso, a equipe do CEREST de Picos deve acompanhar todo o fluxograma de atendimento das vítimas de acidente, doenças e agravos relacionadas ao trabalho. “O paciente será acompanhado desde a sua chagada ao hospital. A ficha de acompanhamento social será anexada ao prontuário do paciente para proporcionar uma maior riqueza de detalhes ao Núcleo de Vigilância Hospitalar, onde será concluída a investigação do acidente de trabalho”, explicou a coordenadora do CEREST Regional de Picos, Maria Teresa.

A ação no Hospital Justino Luz iniciou no dia 01 de setembro e, de acordo com o CEREST Regional de Picos, já houve uma melhora significativa das notificações de acidentes de trabalho no Hospital. “Posteriormente nossa equipe vai avaliar mais precisamente a quantidade de notificações e fazer um comparativo com os dados anteriores”, finalizou Maria Teresa.