01 de Outubro de 2021 | Atualizado em 20 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Pela 4ª vez consecutiva, Piauí atinge 100% da Avaliação nas Práticas de Segurança do Paciente

A avaliação foi realizada por meio do formulário eletrônico, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Piauí conseguiu atingir pela quarta vez consecutiva, 100% da adesão a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente (2021). A avaliação foi realizada por meio do formulário eletrônico, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), preenchido pelos hospitais do Piauí com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal e acompanhado pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/Anvisa, em parceria com as Coordenações Estaduais e Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente do país (VISA – NSP).

“Nosso agradecimento a todos os hospitais com leitos de UTI do Piauí, que pelo 4° ano consecutivo conseguiu 100% de adesão a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente 2021.  Isso reforça o compromisso dos nossos serviços em buscar a melhoria da assistência prestada e proporcionar maior qualidade e segurança aos pacientes”, comemorou a gerente de Controle de Estabelecimentos de Saúde da DIVISA, Romênia Guedes.  

O preenchimento do formulário, é usado como instrumento que permite fazer um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A partir das informações coletadas, estas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional. 

A Anvisa vem, desde 2016, monitorando os dados resultantes da aplicação anual da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal). 

A Segurança do Paciente consiste em um dos seis atributos da qualidade do cuidado e vem sendo amplamente discutida em todo o mundo, tendo em vista sua importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, preocupados com uma assistência segura. 

Com isso, surge o desafio da implantação e gerenciamento dos protocolos de segurança do paciente nas instituições, pois todas as organizações prestadoras de serviços de saúde devem implantar os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes. O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente”, ressaltou

A partir da participação dos hospitais com leitos de UTI na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, anualmente disponibilizada pela Anvisa é possível os serviços analisarem suas práticas assistenciais, bem como suas fragilidades. “Além disso, permite o aprimoramento dos seus conhecimentos e o planejamento das ações de melhoria em cada um dos serviços, independentemente da sua classificação final, pois todos têm sempre algo a melhorar”, acrescentou Romênia Guedes. 

As metas estão dispostas no Plano Plurianual - PPA, passando a ser uma das seis prioridades do Governo do Estado, estando elencadas na atenção básica e até ao nível de alta complexidade.