08 de Outubro de 2021 | Atualizado em 29 de Março de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária autua empresa por descumprir Protocolo

A autuação ocorreu devido a fiscalização realizada pela equipe da DIVISA e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)

Dando continuidade as ações para verificar o cumprimento dos protocolos de controle da COVID-19 no Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) autuou nesta sexta-feira (08), uma loja do departamento comercial de Teresina. 

A autuação ocorreu devido a fiscalização realizada pela equipe da DIVISA e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), onde foi constatado que, a mpresa com atualmente um quadro de 30 funcionários, está com um elevado número desses profissionais afastados do trabalho por contaminação pelo Coronavirus. 

A empresa afastou os trabalhadores que tiveram os testes positivos para COVID-19, mas foi autuada por não informar esses dados junto ao Sistema de Vigilância Sanitária do Estado (SISVISA), o que configura uma infração sanitária. 

"Nós temos insistentemente orientado as empresas, colocando a necessidade contínua e a importância das informações sobre o estado de saúde dos seus trabalhadores, junto ao SISVISA. Essas informações são de extrema importância, uma vez que elas podem subsidiar as medidas de controle que deverão ser tomadas nesses casos”, informou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Além disso, durante a inspeção, os fiscais encontraram todos os extintores de incêndio da loja com prazo de validade vencido, dentre outras não conformidades, o que gerou também o auto de infração. 

Ainda na fiscalização, os técnicos orientaram a empresa quanto as medidas de controle para evitar a disseminação da COVID-19, entre funcionários e clientes, bem como ao retorno dos profissionais positivados, que deverá acontecer somente após comprovação dos seus testes negativos.