A coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí realizará amanhã (quinta-feira 05/09), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, uma reunião para avaliar a situação atual da Doença de Chagas no Estado do Piauí, e a partir dos resultados obtidos nessa reunião serão oferecidas às administrações municipais orientações que permitam o controle eficaz da endemia e garantam melhor qualidade de vida à população. Foram convidados para participar dessa reunião todos os diretores das 17 regionais de saúde do Piauí, juntamente com representantes dos 30 municípios considerados prioritários no controle da doença, sendo os seguintes: Campo Maior, Campinas do Piauí, Isaias Coelho, Oeiras, Bocaina, Itainópolis, Jaicós, Picos, Santa Cruz do Piauí, Flariano, Itaueira, Canto do Buriti, Paes Landim, São João do Piauí, Socorro do Piauí, Anísio de Abreu, São Raimundo Nonato, Paulistana, Barras, Pedro II, Piripiri, São Miguel do Tapuio, Aroazes, Elesbão Veloso, Valença do Piauí, Simplício Mendes, Bom Jesus, Corrente, Urucuí e Parnaíba. Também foram convidados representantes das universidades Federal e Estadual do Piauí. Durante a reunião, será discutido o resultado do relatório “Doença de Chagas no Estado do Piauí: inquéritos triatomínico e sorológico”, que identificou as espécies de barbeiro mais comuns, o grau de domiciliação, as taxas de infestações, além da descoberta da relação de prevalência com o sexo dos moradores dos municípios pesquisados, através de atividades de campo e laboratoriais. Esse documento representa um trabalho de pesquisa realizado, no ano passado, pela Sesapi, a UFPI, a UESPI e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O referido tema será abordado pelo médico da Fiocruz, José Borges Pereira, e o conhecimento do mesmo oferecerá as ferramentas necessárias ao planejamento das ações que devem ser dirigidas tanto para a interrupção da transmissão da infecção como o controle da Doença de Chagas. Além disso, também haverá uma apresentação do representante da Ufpi, Dr. José Adail Fonseca de Castro, sobre a Doença de Chagas. Ainda será apresentada uma palestra sobre o Controle da Doença de Chagas no Estado do Piauí, ministrada pelo técnico da FUNASA, Humberto Pereira. PROGRAMAÇÃO 9h30-Abertura 10h00-Doença de Chagas Dr.José Adail Fonseca de Castro-UFPI 10h40-Controle de Doença de Chagas no Estado do Piauí Sr. Humberto F. Pereira-FUNASA. 11h10-Resultado de Inquérito Triatomínico e Sorológico da Doença de Chagas José Borges Pereira-FIOCRUZ. 12h00-Debates 12h30-Encerramento DADOS SOBRE A DOENÇA A Doença de Chagas Humana (DCH) constitui um dos graves problemas de saúde pública em 17 países da América Latina, onde cerca de 90 milhões de pessoas (25% da população), estão sob risco de infecção pelo Trypanossoma cruzi, sendo que, 16 a 18 milhões de pessoas estão infectadas, e 4,8 a 5,4 milhões apresentam sintomas clínicos atribuíveis à doença. Na ausência de medidas de controle apropriadas, especula-se uma incidência superior a 500.000 novos casos por ano. Essa doença acomete especialmente indivíduos pobres, residentes em zonas rurais e peri-urbanas, onde as condições sociais, culturais e econômicas determinam o tipo de habitação e também são responsáveis pelas precárias condições de higiene em que vivem. Em geral, estes fatores propiciam ambientação adequada à colonização de triatomíneos (barbeiros), favorecendo a adaptação e proliferação de espécies vetoras desta doença. O Piauí está incluído na área do país considerada endêmica, ou seja, onde é comum o aparecimento de casos da doença, sendo um dos Estado do Nordeste com mais prevalência de infecção. Em relação às complicações causadas pela doença, estão as seguintes: absenteísmo (falta de assiduidade/pessoa que falta ao trabalho, à escola...), incapacidade e morte precoce.