Iniciará amanhã (quinta-feira-05/06), e encerrará na próxima sexta-feira (06/06), a “Oficina Sobre Planejamento e Gerenciamento do Programa Viva Mulher”, que trata da prevenção do colo de mama e do útero. O evento é uma realização da coordenação de Atenção à Mulher da Sesapi, responsável pela supervisão do programa no Estado. O evento será aberto, às 8h00, no auditório da Secretaria Estadual de Fazenda, no Centro Administrativo. O objetivo principal dessa oficina é discutir com os gerentes municipais a execução adequada do módulo seguimento das mulheres com Papanicolaou alterados. Durante o primeiro dia de oficina serão discutidas as diretrizes, estratégias e apresentação dos resultados da 2ª Fase de Intensificação do Programa Viva Mulher no Brasil, também serão apresentados os dados relativos a referida fase, e sobre a população feminina com exames alterados no Estado do Piauí. E no final da programação, às 13h30, será formado um grupo de trabalho, que visa identificar as mulheres com exames alterados e definir estratégias para acompanhamento. Já a programação relativa ao segundo dia do evento, iniciará às 8h00, com a análise das estratégias e consolidação das propostas apresentadas para o planejamento e gerenciamento do Programa Viva Mulher, culminando com a avaliação da oficina, às 16h30. Nesse mesmo dia (sexta-feira) estará acontecendo um evento paralelo, exclusivo para os médicos, que é a “Apresentação do Fluxograma e das Condutas de Tratamento do Programa Viva Mulher-Enfoque Clínico: Unidade Primária e Unidade Secundária”. A oficina de trabalho possui uma carga horária de 16 horas, e tem como clientela os diretores das regionais de saúde, representantes da Sociedade de Endocrinologia e Obstetrícia do Piauí (SOPIGO), os responsáveis pelos 05 polos de referenciais para tratamento secundário (Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus), coordenadores municipais do Programa Viva Mulher nas sedes dos 27 módulos assistenciais, responsável pelo serviço de ginecologia e em nível terciário, Coordenador Estadual, Coordenador da Capital, Técnicos da Coordenação Estadual, Municipal e COSEMS.