O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, reuniram-se hoje (quarta-feira 04/06) com representantes da missão do banco alemão KFW (Kreditanstalt Fuer Wiedraufbau), que financia o Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Estado do Piauí (PROSAR-PI). Segundo o governador Wellington Dias, esse acordo de cooperação financeira oficial entre o Brasil e o governo Alemão vai melhorar as condições de vida em 11 municípios e 37 comunidades rurais, beneficiando cerca de 10 mil famílias piauienses. “E o que eu espero é que até o segundo semestre desse ano as obras relacionadas ao programa estejam bem avançadas, o que envolve uma agilidade na liberação dos recursos do tesouro nacional. Sabemos que os municípios atendidos pelo programa são prioritários, porque a água existente nessas localidades são de péssima qualidade, conseqüentemente, os índices de doenças são bastante elevados. Portanto, os investimentos em sistemas de água potável e esgotamento sanitário são essenciais para essas comunidades, que estão ansiosas por resultados”, declara Dias. Durante a reunião, o governador afirmou a intenção de firmar parceria entre o PROSAR-PI e outros órgãos do Estado, como a Agespisa. O próprio presidente da Agespisa, Auro Costa, ressaltou que se essa parceria poderá representar uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão e 400 mil com gastos de materiais, podendo, dessa forma, sobrar mais recursos para investir em mais localidades, e o número de comunidades beneficiadas ser superior a 48. Além disso, a parceria ainda pode agilizar a implantação dos projetos nesses municípios, tendo em visto que o trâmite burocrático, que diz respeito ao processo licitatório, não seria mais considerado um entrave. O funcionário do banco KFW que é responsável pelo acompanhamento do projeto, Jens Ochtrop, disse reconheceu a necessidade de agilizar a realização das obras ligadas ao esgotamento sanitário e construção de sistema de água potável. “Reconhecemos o empenho do governo estadual de apoiar o programa, e acho uma excelente idéia fazer esse tipo de parceria. A princípio, o banco está aberto para essa idéia”, disse Jens. Ele explicou que o PROSAR-PI faz parte da cooperação financeira oficial do governo da Alemanha com os países em desenvolvimento. Segundo o representante da missão do KFW, o banco alemão sempre faz o acompanhamento e fiscalização do programa. Uma equipe do ministério da Saúde também estava presente na reunião, ela sempre acompanha a missão do banco ao Estado do Piauí, e desta vez a equipe estava representada pelo técnico da Secretaria Executiva do Ministério do Saúde, Inisio Roberto Saggioro. Ele afirmou que o PROSAR Piauí é o único convênio de cooperação oficial existente entre o governo Alemão e o Brasil, através do Ministério da Saúde. Segundo Inisio, exitem outros financiamentos do KFW no Brasil, como por exemplo, nos Estados do Ceará (em Sobral), da Bahia e do Pernambuco, mas esses convênios foram firmados através do governo estadual. Ele colocou que, com a mudança do governo, o Ministério da Saúde ainda está se estruturando, mas existe uma boa vontade dos técnicos da Secretaria Executiva em agilizar a liberação da contrapartida do ministério, ressaltando que a parte política do Ministério precisa ser mais envolvida nesse programa. O próprio governador Wellington Dias já conversou sobre o assunto com o ministro da Saúde, Humberto Costa, que demonstrou apoio ao programa. Seis comunidades já estão prontas para a efetivação do projeto, sendo as seguintes: Marrecas e Mourões (Colônia do Piauí), Buriti do Rei e Malhada Grande (Oeiras), e São João da Varjota e São Miguel (São João da Varjota). Todo um trabalho de mobilização da comunidade está sendo implementado e agora está sendo oferecido uma Oficina de Capacitação em Agente de Desenvolvimento Associativista. As 48 localidades beneficiadas com o programa pertencem às regionais de saúde de Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Picos e Velença. Durante a reunião, foi apresentado um vídeo sobre as ações do PROSAR, tanto para o governador como para os técnicos da missão do KFW, depois Wellington Dias visitou as instalações do escritório sede do Prosar, que funciona na própria Secretaria Estadual de Saúde. Além dos técnicos do PROSAR, do representante do KFW, do presidente da Agespisa, do secretário de Saúde, e do governador Welington Dias, também participaram da reunião o secretário de Agricultura, Sérgio Vilela, e representantes das duas consultorias internacionais contratadas para o assessoramento da unidade executora do programa, ou seja, para a Sesapi. As empresas citadas são as seguintes: GKW e MAC`s.