O Ministério da Saúde realizará, no próximo dia 14 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No Piauí, a meta da campanha é vacinar 310.430 crianças de 0 a 4 anos, e para atingir essa finalidade, o Ministério enviou 700 mil doses da vacina, que já foram distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) a todos os municípios do Estado. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Kátia Lobäo, o Ministério da Saúde disponibilizou para as duas etapas da campanha no Estado um total de R$ 279.387,00, sendo que a segunda etapa será realizada no dia 23 de agosto. Esses recursos são repassados fundo a fundo para os municípios, com exceção de cinco municípios, que recebem o recurso através da Sesapi porque não estão incluídos na Programação Pactuada Integrada para o Controle da Poliomielite, sendo os seguintes: Olho d’Água do Piauí, Dom Expedito Lopes, Morro Cabeça do Tempo, Pau d`Arco, e São Miguel da Baixa Grande. Nessa primeira etapa, o valor da contrapartida da campanha que o Estado deu para as 17 diretorias regionais de saúde foi de R$ 19.825,00. Esse recurso é para supervisão, coordenação e execução complementar, ou seja, para as regionais darem apoio aos municípios durante a campanha contra a polio. Alguns municípios do Estado já iniciaram a vacinação desde a última segunda-feira. Este é o 23º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite, e é o 14º ano sem a doença no Brasil. A sociedade brasileira está livre do poliovírus desde o ano de 1989, mas é preciso manter o índice de cobertura vacinal satisfatório até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso. A meta do Ministério da Saúde para o Brasil é vacinar mais de 17 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença. O Programa Nacional de Imunização (PNI), estabeleceu a meta de que todos os municípios brasileiros alcancem, de forma homogênea, cobertura mínima de 95%.