Mais de trezentos participantes e as principais e mais recentes discussões sobre a prevenção da saúde através do trabalho efetivo da vigilância sanitária. Esse foi o resultado do I Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, realizado ontem e hoje (dia 30 e 31), no Metropolitan Hotel. Para o secretário da Saúde, Nazareno Fonteles, o evento foi um sucesso e refletiu a importância do papel da vigilância sanitária para a Secretraria Estadual da Saúde e para o Governo do Estado. “Agora, a Vigilância Sanitária começa a receber realmente a importância que ela sempre deveria ter tido, já que é um instrumento importantíssimo para a prevenção de doenças. Por isso nós fizemos questão de elevar a Vigilância Estadual que antes era apenas uma divisão, para a condição de diretoria”, destaca o secretário. Para a diretora de Vigilância Sanitária no Piauí, Tatiana Chaves, o encontro foi de extrema importância para os profissionais do setor no Piauí, já que reuniu técnicos de todo o Estado. “Esse encontro foi de grande importância para todos nós técnicos e profissionais da área pois dele saem as ações integradas entre a Anvisa, a Vigilância Estadual e as vigilâncias municipais, em que o objetivo maior é o da melhoria da qualidade de vida dos nossos usuários”, explica a diretora, que durante o evento apresentou o relatório de gestão da Vigilância Sanitária e a estruturação da Rede Nacional de Ação Integrada da Saúde do Trabalhador no Piauí. Ela destaca que até dezembro será inaugurada no Piauí a sede da Renast. “A Renast é uma rede nacional que nós estamos implantando agora no estado para atender ao trabalhador. Através dela nós temos vários projetos estruturantes dentro do Estado. Até dezembro vamos inaugurar a sede da Renast que ficará na primavera e que dará apoio a todos os trabalhadores que precisarem”, diz Tatiana. Para a gerente geral de Tecnologia em Serviços Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Flávia Freitas, que proferiu a palestra “As Perspectivas da Vigilância Sanitária nos Serviços de Saúde”, o mais importante é o estímulo ao processo de descentralização. “Esses eventos são de imensa importância porque precisamos estimular o processo de descentralização que é uma das diretrizes principais do Sistema Único de Saúde. É necessário que cada município assuma o seu papel na melhoria da qualidade de serviços e de vida e a vigilância sanitária é um instrumento importante para isso, já que ela tem como objetivo prevenir e controlar os riscos associados ao serviço de saúde”, diz Flávia. Na noite da última quinta-feira, o evento foi aberto pelo Governador Wellington Dias e pelo secretário da Saúde Nazareno Fonteles. Ainda na quinta, o Diretor Presidente da ANVISA, Cláudio Maierovitch proferiu a palestra “Vigilância Sanitária no contexto da Vigilância à Saúde”. Durante o evento, ainda foram ministradas as palestras: Sistema de Informação em VISA – SINAVISA e Experiência das Descentralização no Estado do Pernambuco e O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, por Jaime Brito, diretor da VISA – PE; Perspectivas da Farmacovigilância no Contexto Nacional e Estadual, por Adriana Parente, coordenadora da VISA – Luís Correia – PI; Processo Administrativo da Fiscalização, por Maria José Delgado, gerente de Controle e Fiscalização de Medicamentos e Produtos da ANVISA. Além disso, o evento ainda contou com uma sessão interativa, em que foram colocadas as ações integradas de Vigilância Sanitária – ANVISA, DIVISA, GEVISA, LACEN, IMEPI, Ministério da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Ministério Público.