Acontece no período de 6 a 7 de novembro a 8ª Reunião da Macro Regional Nordeste sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, no Luxor Piauí Hotel. Cerca de 50 Coordenadores do Programa de DST/AIDS Estaduais e Municipais irão participar do evento para discutir estratégias para melhorar o diagnostico sobre AIDS nas Unidades de Saúde. A Coordenadora Estadual de DST/AIDS, Lílian Mendes, explica que o objetivo da Reunião é discutir a implementação do diagnóstico de CD4 e Carga Viral CV. O que possibilitará saber a quantidade de vírus existente no organismo do paciente para auxílio no tratamento, principalmente, na utilização da dosagem de medicamentos e contribuir com o prolongamento da vida do portador. Na ocasião, serão abordados temas como a Política de Saúde sobre as DSTs e troca de experiências entre os Estados. Além da discussão de como vai acontecer em nível de Estado a Campanha Fique Sabendo. A Campanha foi lançada no último dia 29 de outubro e tem como objetivo alertar a população para fazerem o teste HIV, o que possibilita saber se possuem o vírus ou não. Lílian Mendes esclarece que quanto mais cedo é o diagnóstico mais fácil torna-se o tratamento. Existem, atualmente, no Estado 1.651 casos registrados de AIDS desde o aparecimento da doença no Piauí, em 1986. Segundo Lílian Mendes, o aumento dos casos deve-se a melhora no diagnóstico da doença, bem como a divulgação sobre a eficácia do tratamento. “O uso dos antiretrovirais (coquetel) aumenta a perspectiva de vida e reduz a carga viral do paciente, fazendo que as doenças oportunistas não tenham chances de se manifestarem”, declarou Lílian Mendes.