Foi realizada na manhã de hoje, no auditório do Hemopi, uma reunião de avaliação do Programa Nacional de Combate à Dengue. A reunião contou com a participação de representantes dos 33 municípios prioritários, que são aqueles com maior incidência de casos da doença, além de municípios que apresentaram aumento de casos de dengue este ano. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Combate a Dengue, Antônio Manoel, a reunião teve como objetivo principal avaliar as ações do programa nestes municípios, uma vez que este ano o número de casos da dengue no Estado teve um aumento de mais de 400%, sendo que até agora já foram notificados 7.235 casos. O coordenador ressalta que vários fatores contribuíram para a elevação deste número, entre eles o fato da mudança de gestores, ocasionada pela posse de novos prefeitos em todo o Estado. “Ainda hoje temos municípios que não possuem agentes trabalhando no controle da dengue”, diz Antônio Manoel. A secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, que também participou da reunião, destacou a importância de sensibilizar os gestores para que possam se engajar no combate a dengue. Neste sentido, a secretária anunciou que a Secretaria estava lançando uma campanha para incentivar os municípios a reduzirem os casos da doença, cujo Dia Nacional de Combate à Dengue acontece no próximo dia 19. “A gente vai criar um comitê que irá definir os critérios de premiação dos municípios. A idéia é que sejam condecorados os municípios que mais se destacarem no combate à Dengue e aquele que apresentar melhores resultados, a cada novo ciclo da campanha, receberá uma moto, que será de extrema utilidade para a realização dos trabalhos”, afirma Tatiana. A secretária disse que esse trabalho tem que envolver não só os profissionais da saúde mas também depende da mobilização da Igreja, conselhos municipais, sindicatos e da própria população em geral. “Não podemos ficar parados diante do avanço de uma doença como a dengue. É preciso que todos nós nos mobilizemos para que possamos combatê-la”, disse. Relação dos Municípios Prioritários Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Barras, Barro Duro, Beneditinos, Bom Jesus, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Floriano, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Luis Correia, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Olho d’Água do Piauí, Palmeirais, Parnaíba, Picos, Piripiri, Prata do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João do Piauí, São Pedro do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e União.