A secretária de Saúde do estado do Piauí, Tatiana Chaves, foi convidada a participar de Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para falar sobre a denúncia de envenenamento de trabalhadores rurais por agrotóxicos utilizados no plantio de soja na região dos cerrados piauienses. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atendendo requerimento do deputado João Alfredo (Psol/CE), promoveu ontem, dia 22, audiência Pública para tratar de denúncia de envenenamento de trabalhadores rurais por agrotóxicos utilizados no plantio de soja na região dos cerrados piauienses. De acordo com o deputado federal Nazareno Fonteles (PT/PI), que também participou da Audiência, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) divulgou, no início do mês, laudos que comprovaram que dois trabalhadores rurais dos Cerrados piauienses foram contaminados por agrotóxicos. Os exames foram realizados em 25 trabalhadores rurais doentes daquela região que foram transferidos para Teresina, com suspeita de terem sido contaminados por agrotóxicos. Fonteles disse que considera a vinda da secretária de Saúde do Piauí, Tatiana Chaves, bastante oportuna. “As providências já estão sendo tomadas desde o primeiro momento, quando no início do mês de outubro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (FETAG-PI) denunciou à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que 15 trabalhadores rurais morreram vítima dos agrotóxicos utilizados no plantio de soja na região, é importante que a secretária detalhe essas medidas e deixe claro que o Estado não está omisso”, disse. Segundo a secretária Tatiana Chaves, além das 04 mortes, que ocorreram no período de um ano, outros 50 trabalhadores apresentaram sintomas de intoxicação. O maior número de vítimas é do município de Ribeiro Gonçalves. Providências De acordo com a secretária de Saúde, diante dos acontecimentos, foi aberto inquérito policial para investigar o caso, inclusive foi solicitado à Justiça o pedido de exumação dos corpos, já realizado; a Sesapi formou uma força tarefa envolvendo vários órgãos federais, estaduais e entidades ligadas ao grupo para investigar os casos nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. Além disso, foram realizadas coletas de água de pelo menos 14 pontos do rio Uruçuí Preto, em várias cidades da região Sul do Estado, já que a denúncia é de que os trabalhadores estariam sendo contaminados através da água; está sendo criado no Município de Bom Jesus um laboratório Lacen, um Centro de Informação Toxicológica em Teresina, funcionando a partir de dezembro 24h para informações sobre qualquer tipo de intoxicação, em parceria com o Ministério da Saúde (Coordenação de Saúde do Trabalhador) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou Tatiana Chaves.