Uma equipe formada pelo diretor de Organização Hospitalar e Descentralização da Secretaria Estadual da Saúde, Telmo Mesquita, pela coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, Clara Leal, e pela coordenadora de descentralização da Secretaria, Cristiane Moura Fé, esteve hoje em Campo Maior reunida com o prefeito do município, João Félix, e com outras autoridades da área da saúde da região. Segundo Telmo Mesquita, o objetivo da reunião foi sensibilizar os gestores daquela região para a importância da implantação do SAMU na microrregião de Campo Maior. “Nesse primeiro momento a gente está sensibilizando os gestores na expectativa de que os mesmos possam aderir ao serviço, que pela experiência de Teresina, vem mostrando ser bastante eficaz”, afirma. De acordo com a coordenadora do SAMU de Teresina, o serviço funciona 24h por dia e conta com dez ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e oito de suporte básico, além de uma equipe formada por oito telefonistas, seis rádio-operadores, 60 auxiliares e técnicos de enfermagem, 64 motoristas, 14 enfermeiros e 23 médicos. Vale ressaltar que o SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O prefeito João Félix ficou bastante satisfeito com a explanação dos técnicos e afirmou que o município irá aderir ao serviço. “Esperamos que os prefeitos dos municípios que integram a microrregião de Campo Maior também possam aderir ao serviço que só irá trazer melhoria no atendimento de saúde dessa região”, disse o prefeito.