A Secretaria de Saúde vai receber R$ 15 milhões para reformar e equipar 74 unidades hospitalares no interior do Piauí com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A autorização para a contratação financeira não reembolsável junto ao BNDES foi dada na sexta-feira, 23, último dia de sessão na Assembléia Legislativa. Pelo convênio, a Secretaria de Saúde vai investir recursos na recuperação física e na compra de equipamentos para hospitais e unidades mistas de saúde em 74 cidades. Já na segunda semana de janeiro, uma equipe de 20 técnicos, inclusive engenheiros, sanitaristas e administradores hospitalares virá ao Piauí para inspecionar os hospitais atendidos pelo convênio. Os municípios visitados serão escolhidos aleatoriamente. A reforma dessas unidades marca o início da municipalização da saúde. Após essa fase, serão investidos novos recursos nos hospitais regionais de Picos, Floriano e Parnaíba, que já estão sendo reformados para adequá-los ao Serviço Móvel de Urgência, inclusive com a doação de 13 ambulâncias. Serão quatro ambulâncias para Floriano, quatro para Picos e cinco ambulâncias para Parnaíba, algumas com equipamentos médicos para atendimentos mais complicados. Os casos de menor complexidade serão atendidos nos hospitais regionais. Já os de alta complexidade serão trazidos para o Hospital Getúlio Vargas.