A Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária também esteve presente no litoral piauiense durante a temporada de reveillon. Através de fiscalização e orientação, a DIVISA trabalhou com vinte e cinco estabelecimentos de Luís Correia apontados como de situação de risco por serem alguns dos mais solicitados durante as férias. Foram inspecionados frigoríficos, peixarias, hotéis, panificadoras, entre outros. “Em parceria com a Vigilância Sanitária municipal nós detectamos os pontos críticos da cidade que recebe um número grande de turistas nessa época do ano. Esses estabelecimentos já tinham sido notificados anteriormente e mais uma vez ficamos atentos para as condições sanitárias”, explica Iolanda da Cunha, gerente administrativa da DIVISA. Ela argumenta que todos esses estabelecimentos apresentavam condições de desorganização e sujeira. “Falta preparo para trabalhar com uma demanda maior. Nesses estabelecimentos percebemos problemas com os manipuladores, nos equipamentos, instalações e principalmente na higiene”, disse. Verificados os problemas, a Vigilância Sanitária deu um prazo de 48 horas para a solução das carências. “O que percebemos é o esforço dos donos de estabelecimentos, pois no retorno todos deram uma boa resposta às nossas observações, melhorando o atendimento dentro do prazo estabelecido”, ressalta a gerente. As barracas das praias também receberam uma atenção especial. Sob orientação da DIVISA, a vigilância municipal ficou de plantão na praia fiscalizando as condições de acondicionamento do lixo e da água, da matéria-prima utilizada especialmente no que se refere à alimentação, além da limpeza das instalações sanitárias. “Em todos os estabelecimentos, tanto nos maiores quanto nas barracas nós percebemos uma preocupação dos comerciantes em atender as normas de vigilância. Mas a verdade é que todos ainda precisam melhorar, por isso continuaremos fazendo o trabalho de orientação e fiscalização já que isso garante a saúde preventiva da população”, destaca Iolanda. Durante a temporada, a equipe da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária ainda se reuniu com os diretores dos estabelecimentos de saúde da cidade de Parnaíba para tratar do gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, tanto sólidos quanto líquidos como os esgotos. Também participaram da reunião, técnicos da vigilância sanitária, da secretaria de meio ambiente e da secretaria de obras de Parnaíba. Na ocasião foram detectados os principais problemas da cidade quanto a esses resíduos e discutido a possibilidade de agendar um seminário regional de gerenciamento dos serviços de saúde para a macro região de Parnaíba. “Em 2006 a Vigilância Sanitária Estadual vai trabalhar em toda região do Estado orientando a população, fiscalizando os estabelecimentos, além de formar os técnicos das vigilâncias municipais para melhor executarem seus trabalhos. Como nos últimos anos nós vamos estar atentos às necessidades de cada município, seja na sede, em Teresina, seja viajando pelo interior”, garante a secretária de saúde e diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.