O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começa a se expandir em todo o Estado. Nesta segunda-feira, às 11h, no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias e a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, farão a entrega de 11 ambulâncias do Samu para oito municípios do Estado. A entrega dessas ambulâncias contribuirá para melhorar o atendimento, além de Teresina, dos municípios das regiões Norte e Sul do Estado. Inicialmente, irão receber as ambulâncias os municípios de Parnaíba, que ficará com uma ambulância de suporte básico e outra de suporte avançado; Buriti dos Lopes, Cocal, Floriano, Uruçui e Luís Correia. “Na macrorregião de Parnaíba, o Samu está sendo implantado de forma regionalizada com uma central de regulação de leitos e base de estabilização. Com as cinco ambulâncias que serão entregues, há possibilidade de o serviço atender os onze municípios da região. Para isso, é necessário que os gestores municipais façam a pactuação”, explica a secretária da Saúde do Estado, Tatiana Chaves. Na macrorregião de Floriano, além das duas ambulâncias que o município receberá, também será beneficiado Uruçuí, a exemplo da macrorregião de Picos, que também receberá três ambulâncias, beneficiando ainda Oeiras. “Esse é apenas um primeiro passo do Samu no Piauí. Para cobrir totalmente essas duas macros, que ao todo possuem 85 municípios, ainda receberemos onze ambulâncias”, explica Tatiana Chaves. É importante ressaltar que para a expansão do Samu o Governo do Estado, através da Secretária de Saúde fez reformas e uma série de adequações nos hospitais dos municípios contemplados. Ainda este ano, o serviço deve chegar a outros municípios, como São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Para a garantia do fortalecimento das cinco macrorregiões de saúde do Estado e, especialmente, dos hospitais estaduais nessas regiões, a Sesapi formou uma equipe que vai acompanhar o trabalho realizado em cada uma. “As equipes acompanharão tudo relacionado aos hospitais do Estado nessas regiões. Todas as necessidades, os problemas e os processos, desde que dão entrada no protocolo até o pagamento, deverão ser acelerados pela equipe”, ressalta a secretária, explicando que serão feitas reuniões quinzenais de avaliação para garantir que os hospitais do interior possam fazer um trabalho mais eficiente.