O governador Wellington Dias e a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves entregaram hoje no Palácio de Karnak onze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU para oito municípios. Parnaíba, Picos, Floriano, que receberam duas ambulâncias cada um, Buriti dos Lopes, Uruçuí, Cocal, Luís Correia. Com a entrega será garantido um atendimento descentralizado e mais ágil. Participaram da solenidade o deputado federal Nazareno Fonteles, os deputados estaduais Olavo Rebelo e Flora Isabel além de prefeitos, secretários de governo e outras autoridades. O governador Wellington Dias ressaltou a importância da entrega. “É um investimento do Governo Federal que repassa as ambulâncias e o Estado entra com a reforma das unidades. Com as ambulâncias vamos evitar que as pessoas só tenham atendimento ao chegar ao hospital já que as ambulâncias são equipadas para isso. Esse é um momento muito importante para a melhoria da assistência no Estado”, disse o governador. A secretária da saúde, Tatiana Chaves explicou que o SAMU garante a regionalização da saúde. “Essa é uma forma de fortalecer a regionalização do Estado já que estamos garantindo o atendimento nos hospital regionais de macro, como Floriano, Picos e Parnaíba. Estamos estruturando esses hospitais para ter resolutividade no próprio município”, ressaltou Tatiana ressaltando que o Estado fez reformas na ordem de R$ 1,09 milhão e gastou mais de R$ 2 milhões em equipamentos. Para o prefeito de Parnaíba José Hamilton, o SAMU viabiliza o atendimento para quem mais precisa. “Esse serviço de urgência era muito carente em Parnaíba. Essa estrutura vai favorecer ao atendimento da população de toda a região norte. Estamos muito felizes em unir esforços com o Governo Federal e Governo Estadual dar a população uma estrutura como essa”, disse o prefeito. O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues destacou a importância do CAMU para toda macro região de Floriano. “Para macro região é muito importante. Hoje teremos de dar assistência de qualidade para as pessoas mais carentes”, disse. Para a implantação do SAMU nesses municípios o Governo Federal repassou R$ 150 mil para implantação da Central e mais R$ R$ 12.500,00 para custeio e manutenção das unidades de suporte básico e R$ 27.500,00 para as unidades de suporte avançado. As despesas com pagamento de pessoal fica por conta de cada município. Em contrapartida, o Governo Estadual garante aos hospitais qualidade no atendimento, investindo na melhoria da estrutura, aquisição de novos equipamentos e mais servidores qualificados. Nessas unidades foram reformados o centro cirúrgico, urgência e emergência, unidade semi-intensiva, nutrição e dietética e lavanderia, além da implantação da UTI de Parnaíba, em parceria com a Phillips Latino Americana.