O Grupo Força Tarefa constituído pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e Conselho Regional de Engenharia (Crea) estará nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, localizados no Sul do Piauí, no período de 13 a 20 deste mês de fevereiro. O objetivo dessa missão é fazer campanha sócio-educativa junto aos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos. "Vamos fazer uma operação pente fino nas fazendas", disse o coordenador do Projeto Agrotóxico e Meio Ambiente do Cerest, Jorge Nei. Ele destacou que os trabalhadores do campo responderão ao questionário e também será feita coleta de sangue para exame em laboratórios. Um neurologista fará a avaliação clínica dos agricultores, sendo que técnicos em laboratório e biólogos também atuarão nesse trabalho. A fiscalização de fazendas também será feita pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), disse Jorge Nei, acrescentando que serão verificados equipamentos de segurança e o ambiente de trabalho do homem do campo. "Toda a comunidade será mobilizada nesse trabalho sócio-educativo", comenta Jorge Nei. Ele disse que a contaminação por agrotóxico é uma questão complexa, daí o envolvimento de diversos órgãos nesse trabalho preventivo e de atenção à saúde. A Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está desenvolvendo uma ampla campanha sócio-educativa sobre a questão do agrotóxico. Esse trabalho consiste em mapear todos os municípios onde nos agricultores lidam com agrotóxicos. É feita investigação epidemiológica, clínica, e monitoramento biológico realizado através de exames laboratoriais. Também é feita a capacitação permanente dos profissionais de saúde para que possam identificar e atender prontamente os casos de contaminação. O Centro de Informações Toxicológicas funciona em regime de 24 horas. O telefone do Centro é 0800 280 3661.