Os municípios piauienses estão se preparando para participar da I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que acontecerá nos dias 13 e 14 deste mês, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Facime), localizada na Rua Olavo Bilac, nº 2335, CEP: 64.001-200, Centro de Teresina. As Conferências de Saúde são instâncias com representação dos vários segmentos sociais, com o fim de avaliar e propor diretrizes para formulação da política de saúde nas três esferas de governo: nacional, estadual e municipal. A etapa municipal tem como finalidade formular diretrizes municipais e indicar diretrizes estaduais e nacionais para implementação da Política de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. A etapa estadual tem como objetivo formular diretrizes estaduais e indicar diretrizes nacionais para a implementação da Política de Gestão do Trabalho r da Educação na Saúde. E finalizando com a etapa nacional, onde a finalidade é formar diretrizes nacionais para a implementação da Política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, ampliando a participação e a co-responsabilidade dos diversos segmentos do SUS na execução dessa política, qualificando seu debate e fortalecendo o compromisso nacional neste campo. De acordo com a coordenadora geral da conferência no Piauí, Eulilita de Sousa Santos, o evento é de fundamental importância para o Estado porque os municípios têm a oportunidade de discutir a respeito de recursos humanos e também sobre as discussões em relação a educação na saúde. “A gente não deve pensar a Educação e saúde apenas como profissionais com um só serviço e com um curso de graduação ou Pós-Graduação. É um círculo de mudanças onde trabalhamos com vidas humanas e precisamos estar sempre nos preparando para exercer a profissão ou função”, observa Eulilita de Sousa. Ela faz questão de enfatizar e lembrar aos municípios que ainda não fizeram suas conferências, que devam fazer uma plenária ou reunião ampliada do conselho, para que possam escolher seus delegados, obedecendo a paridade de um usuário, um trabalhador e um gestor. A partir das 8h do dia 13 deste mês a conferência será aberta para o credenciamento. A partir das 8h30 será a abertura oficial, com a leitura e aprovação do Regimento Interno. Às 10h acontece a Mesa Redonda, com que abordará o tema: Gestão Democrática e Participativa no Trabalho em Saúde: Agenda Estética e Financeira. A Mesa será presidida pela secretária de Saúde do Estado, Tatiana Vieira de Sousa Chaves. O evento prossegue com o tema: Gestão do Trabalho em saúde, apresentado pela senhora Maira Helena Machado, do Ministério da Saúde; Gestão de Pessoas em Saúde no Estado, apresentado pela diretora da Gestão de Pessoas da Sesapi, Francisca Dualibe Mascarenhas e o tema: Gestão do Trabalho em Saúde nos Municípios,pela representante do COSEMS, Patrícia Maria Santos Batista. Às 12h acontece o intervalo para o almoço e a partir das 14h a conferência prossegue com o tema: Gestão Democrática e Participativa da Educação na Saúde: Agenda Estratégica e Financiamento.