Foi aberta hoje a I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece até amanhã, no auditório da Facime. Participaram da abertura da conferência o deputado federal Nazareno Fonteles, a deputada estadual Flora Isabel, o diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, que representou a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, a coordenadora da conferência nacional, Elizabeth Matheus, o representante do Ministério da Saúde na área de gestão do Trabalho, Henrique Antunes, além de representantes dos trabalhadores. Mais de 300 pessoas de vários segmentos sociais estão participando da conferencia, cujo objetivo é avaliar e propor diretrizes para formulação da política de saúde nas três esferas de governo: nacional, estadual e municipal. Henrique Antunes destacou a atuação do Ministério da Saúde em relação a melhorias para os profissionais da saúde. “Pela primeira vez na história a gente vê um governo preocupado com o bem-estar dos profissionais da saúde”, disse. O deputado federal Nazareno Fonteles destacou algumas ações no Estado em prol dos trabalhadores. “Muitas conquistas a gente já teve nos três últimos anos, como o Plano de Cargos que vem sendo implantando no Estado. Além disso, no Estado temos iniciativas louváveis nessa área, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, os hospitais de ensino, dentre outras”, citou. De acordo com a coordenadora geral da conferência no Piauí, Eulilita de Sousa Santos, o evento é de fundamental importância para o Estado porque os municípios têm a oportunidade de discutir a respeito de recursos humanos e também sobre as discussões em relação à educação em saúde. “A gente não deve pensar a educação e saúde apenas com profissionais com um só serviço e com um curso de graduação ou Pós-Graduação. É um círculo de mudanças onde trabalhamos com vidas humanas e precisamos estar sempre nos preparando para exercer a profissão ou função”, observa Eulilita.