A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado já está finalizando os trabalhos de pré-carnaval. Através de fiscalização preventiva, a Vigilância percorreu quatorze dos principais municípios carnavalescos do Estado para garantir a qualidade dos serviços prestados durante esse período. Com a campanha “Carnaval em Ação” a DIVISA visitou as cidades de São Raimundo Nonato, Floriano, Água Branca, São Pedro do Piauí, Barras, Campo Maior, José de Freitas, Corrente, Cristino Castro, Bom Jesus, Picos, Valença, Parnaíba e Luís Correia. Nos municípios, as equipes, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias municipais, fizeram inspeções em bares, restaurantes, hotéis, panificadoras, pousadas, fábricas, self-service, supermercados, hospitais e todos os outros estabelecimentos cujo funcionamento tem o fluxo aumentado durante essa época. Nesses estabelecimentos, além de inspecionar as condições do ambiente, os técnicos orientam sobre o acondicionamento do lixo e da água, manipulação de alimentos, a limpeza dos banheiros, o destino final do lixo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual. Nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, onde o carnaval piauiense costuma ser mais movimentado, a Vigilância Estadual visitou todos os bares da orla marítima. Ao todo, foram 68 bares inspecionados, além de duas fábricas. No litoral foi feita uma reunião com os proprietários de bares da orla marítima, com técnicos da Visa Municipal, com a Secretaria de Planejamento do Estado e Piemtur. Na pauta estava o projeto de padronização de bares e restaurantes da praia de Atalaia, em Luís Correia. Além disso, os técnicos da DIVISA ainda mantiveram contatos com os diretores dos hospitais de Luiz Correia e Parnaíba para verificar as necessidades básicas de urgência, como medicamentos e material de consumo, no período carnavalesco. Em Luís Correia, os técnicos alertaram para a necessidade de maior cuidado com a limpeza de banheiros e maior controle no acondicionamento de lixo. Nesse sentido, ficou acertado com a Prefeitura Municipal que, durante o carnaval, o carro que recolhe o lixo passará duas vezes ao dia pela a orla marítima e que ainda deverão ser distribuídos depósitos e sacos de lixo para as barracas. De acordo com a gerente de Controle de Serviços e Produtos da DIVISA, Maria do Carmo Mascarenhas, as equipes visitam os municípios antes do carnaval para que eles tenham tempo de fazer as adequações. “Nós optamos pelo período pré-carnaval para garantir que os municípios tenham tempo para se adaptar, fazer as correções necessárias e garantir a saúde preventiva aos foliões. Durante o período carnavalesco as próprias Vigilâncias Municipais fazem o acompanhamento”, explica a gerente.