Prefeitos e representantes de 32 municípios da região do semi-árido piauiense participaram hoje, no auditório da Escola Fazendária, da implantação da segunda fase do Projeto Criança – Prioridade Absoluta, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde. O evento foi aberto com apresentação dos meninos do Projeto Cravo. Participaram da abertura a primeira dama do Estado, Dona Rejane Dias, que representou o governador Wellington Dias, o diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, que representou a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, a coordenadora do Unicef para o Piauí e Maranhão, Maria José Medeiros, dentre outras autoridades. O projeto tem seu campo de atuação voltado para as atividades que garantam melhor qualidade de vida às crianças de 0 a 6 anos de idade e nesta segunda fase será trabalhada o fortalecimento das competências municipais no que se refere à atenção integral a essas crianças nos municípios da região do semi-árido com mortalidade infantil acima de 40/1000 nascidos vivos. A execução do projeto no Piauí tem o apoio da Ação Social Arquidiocesana e os recursos são provenientes do Unicef e visa contribuir para a redução da morbi-mortalidade materna e infantil através de ações voltadas para a melhoria da atenção do pré-natal, parto, puerpério e atenção ao desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 6 anos. De acordo com a coordenadora da Ceid e secretária da Sasc, Rejane Dias, o governo do Estado não tem medido esforços para garantir uma melhor qualidade de vida para as crianças do Piauí. Segundo Maria José Medeiros, estudos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) mostram que para cada R$ 1 investido em crianças de 0 a 6 anos, estão sendo economizados outros R$ 7 mais adiante. “Esta é uma fase que precisa de investimento especial”, disse. O diretor da Unidade de Organização Hospitalar da Secretaria de Saúde, Telmo Mesquita, ressaltou o compromisso da Secretaria em relação às crianças contempladas pelo projeto. “Destaco a atitude pioneira da Secretaria, através da coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e com o apoio do Unicef e da Sociedade de Pediatria do Piauí que em 2003 elaboraram este projeto”, comentou. No final do evento os prefeitos dos municípios assinaram um termo de compromisso no que diz respeito ao desenvolvimento de ações que contribuam para a garantia de melhores condições às crianças de 0 a 6 anos de idade.