Nesse período chuvoso, uma constante preocupa as autoridades de saúde do Estado: o aumento no número de casos de Dengue. Neste sentido, a Secretaria Estadual da Saúde já está em alerta e pede que a população se sensibilize para evitar a doença. Segundo a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, latas, garrafas e outros do gênero são fundamentais para o combate da doença. Tatiana destaca que até o mês de março já haviam sido notificados 762 casos de dengue em 66 municípios. Desse total, 276 casos foram nos municípios considerados prioritários no combate à doença. Esses municípios são prioritários por estarem na área metropolitana de Teresina ou em área de turismo ou ainda pela situação que eles vêm apresentando no decorrer dos anos. Em relação ao mesmo período do ano passado, percebe-se que houve uma redução no número de casos, já que foram notificados 1.843 casos em 2005 para o período. No entanto, a secretária Tatiana Chaves, diz que a população não pode relaxar. “Tivemos um aumento significativo no número de casos da doença no ano passado e essa redução não quer dizer que temos que relaxar na prevenção. É preciso estarmos atentos”, alerta. Este ano, os municípios que estão com maior ocorrência de casos são os da região de Fronteiras, como Pio IX, Alagoinha e outros da região sul do Estado, como Cristino Castro, Jurema, Avelino Lopes, Gilbués, Monte Alegre e outros. No município de Pio IX, por exemplo, foram notificados até o momento um total de 76 casos da doença, o que corresponde a um percentual de 8,4 casos de dengue para cada mil habitantes. Em Jurema, esse percentual sobe para 16 casos a cada mil pessoas. A secretária destaca que técnicos da Secretaria Estadual de Saúde já estão mobilizando as secretarias municipais e as regionais de saúde para que seja feito um mutirão de combate à dengue nos municípios.