Quase sete mil agentes comunitários de saúde que trabalham no Programa de Saúde da Família em todo o estado do Piauí vão participar do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, que terá aula inaugural na próxima segunda-feira, dia 8 de maio, às 9h, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em saúde “Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez” (antigo PREMEM-SUL). O curso de formação, que será aberto pelo governador Wellington Dias, é realizado através de parceria pelas Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e totaliza mil e duzentas horas. Inicialmente será iniciada a 1º Etapa Formativa de quatrocentas horas que terá a duração de quatro meses, logo depois serão realizadas mais duas etapas formativas. Para tanto, os agentes deverão complementar sua escolaridade para o Ensino Médio. A coordenação e realização do curso estão a cargo da Escola Técnica do SUS, responsável pela profissionalização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. A Escola foi criada através de um decreto do Governador Nº 11654 de 04.04.05 e a execução das atividades foi possível graças à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a SESAPI e SEDUC, que definiu as competências e atribuições de cada instituição na Formação e Qualificação dos Profissionais de Saúde. De acordo com a secretária estadual de Saúde, Tatiana Chaves, o curso será importante na formação dos profissionais que acompanham o Programa Saúde da Família. “Os nossos 6915 agentes são quem realmente acompanham de perto a saúde da população, muitas vezes em lugares distantes e de difícil acesso. É aí que está a importância do curso, à medida que leva formação a esses profissionais, atualizando-os, capacitando-os e dando mais instrumentos para o melhor desenvolvimento do seus trabalhos junto as comunidades”, esclarece Tatiana. O Curso técnico de Agente Comunitário de Saúde será realizado em todas as onze Micro Regionais de Saúde, descentralizado em 224 turmas e ministrado por 112 instrutores selecionados recentemente. São 23 coordenadoras regionais para acompanhar e supervisionar o andamento das turmas. O curso ainda conta com três coordenadoras pedagógicas, três coordenadores técnicos e um coordenador geral. A capacitação pedagógica para preparar os instrutores e coordenadores está prevista para iniciar agora em 22 de maio, em parceria com UNESPI/UFPI. No próximo mês serão abertas turmas do curso em Parnaíba, Piripiri, Campo Maior e Barras. As outras microrregiões estão previstas para iniciar em agosto.