Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde vai ser realizado em onze regionais do Estado. Num primeiro momento, serão atendidos 6.915 alunos. A parceria é do Ministério da Saúde com as Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação e também com os municípios. A abertura do curso foi feita nesta segunda-feira, 8, com a presença do governador do Estado, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (Premen-Sul), em Teresina. O curso objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da estratégia de saúde da família no Piauí, possibilitando profissionalização dos agentes comunitários de saúde, que passarão a ser técnicos. O curso garante a esses trabalhadores, já inseridos no serviço, o acesso à educação para desenvolverem melhor suas funções e serem mais comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenadora do curso, Conceição de Maria Rodrigues Santos, declarou que essa profissionalização está organizada em três etapas formativas, com carga horária total de 1.200 horas, e o processo de trabalho é o de itinerário de formação. Só recebe o certificado o aluno que conclui o Ensino Médio. O curso será ministrado em todo o Estado, obedecendo a um cronograma de execução de forma descentralizada. As aulas presenciais ocorrerão em quatro semanas de 40 horas mensais, intercalando-se três semanas de dispersão, que corresponde à prática profissional dos agentes comunitários de saúde em suas comunidades. Neste momento, eles são acompanhados pelo enfermeiro instrutor, supervisor da equipe de saúde da família à qual o agente está vinculado. “Esse é o primeiro curso de profissionalização de agentes de saúde no Piauí”, conta a coordenadora Conceição Santos. O governador Wellington Dias disse que esse curso valoriza os agentes de saúde, que se profissionalizarão para terem melhor capacidade de atender ao público. De acordo com o governador, eles contribuirão com o trabalho preventivo para que as pessoas adoeçam menos. O governador classifica o trabalho preventivo do agente de saúde de desafiador e que também representa menos custos para a sociedade. O governador também destacou que esse trabalho traz maior possibilidade de alongamento da vida. Ele disse que é importante trabalhar a maior qualificação para que os agentes de todas as áreas desempenhem melhor suas atividades, para o Piauí sair da situação de atraso e ter como foco principal a ação preventiva.