O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, do Estado (Lacen), será o primeiro do Piauí a fazer exames de hapatite C e, em outra frente, vai contribuir com o programa mundial de controle do vírus influenza, que provoca gripe, anunciou o diretor da instituição, Evaldo Hypólito. Os exames de hepatite C começarão a ser feitos entre junho e julho, quando for implantado o Laboratório de Biologia Molecular de Hepatite C. A capacidade de realização dos testes, pelo Lacen, foi avaliada em abril. Nenhum laboratório piauiense faz esse tipo de teste, que é realizado em Belo Horizonte (MG). Evaldo Hypólito explicou que exames de hepatite C são de demanda específica, ou seja, são feitos apenas em quem tem a doença. Mesmo assim, a estimativa é de que sejam feitos entre 15 a 20 exames ao mês. O Lacen fará tanto exames quantitativos, de caráter confirmatório, como de carga viral. Controle da influenza Já a partir da próxima semana, o Lacen passará a monitorar diagnósticos do influenza, vírus que causa a gripe. A partir de material que será coletado em dois hospitais de Teresina, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella e o Hospital do Dirceu Arcoverde, o Lacen contribuirá para o controle mundial do vírus. O diretor do laboratório afirmou que serão coletadas dez amostras, sendo cinco em crianças e cinco em adultos, uma vez por semana. Depois de analisar as amostras, o Lacen encaminhará as cepas do influenza para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que faz o monitoramento de abrangência nacional do vírus da gripe. Em seguida, os dados serão enviados a instituições internacionais para o acompanhamento global.