Os resultados da pesquisa Chamada Nutricional no Semi-Árido, abrangendo os estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais vão ser divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), no dia 2 de junho, às 8 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, ao lado do Centro Administrativo, na zona Sul de Teresina. Prefeitos da região do Semi-árido, secretários municipais de saúde, de Ação Social e de Educação estão sendo convidados a participar desse evento, organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi. Essa pesquisa foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). No Estado do Piauí, esse trabalho foi coordenado pela Sesapi, por meio da Coordenação da Saúde da Criança e Adolescente, em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Ao todo, estiveram envolvidos na realização desse trabalho 274 profissionais, incluindo coordenadores, supervisores e pesquisadores de campo. A amostra se constitui de 1.618 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, distribuídas em 33 municípios localizados na região do Semi-árido, sendo três em zonas de assentamentos. De acordo com essa pesquisa, pelo menos 50% das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família estão recebendo acompanhamento das equipes de Saúde da Família (PSF) em 205 (92%) dos municípios do Estado. De acordo com os dados do DATASUS (2006), o Piauí ocupa a terceira posição em relação aos demais estados do Brasil na realização desse acompanhamento. A coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, Carmem Ramos, declarou que o Programa Bolsa Família contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da região do Semi-árido, onde a taxa de desnutrição crônica diminuiu entre as crianças atendidas por esse programa. Segundo ela, isso significa que os pais investiram boa parte do dinheiro do Bolsa Família na compra de alimentos para as crianças.