O governador Wellington Dias e a secretária de Saúde Tatiana Chaves entregam amanhã, às 11h, no Palácio de Kanak, 49 ambulâncias e 136 bombas costais e quatro motores costais portáteis para o controle da dengue no Piauí. O valor total das unidades móveis e equipamentos chega a R$ 4.121.699,99. No valor de R$ 4.095.199,99 as ambulâncias Fiat/Ducara têm tração 4x2 e serão entregues às unidades de saúde do Estado com o objetivo de dar maior resolutividade e mobilidade aos pacientes do interior. As unidades móveis foram adquiridas através de convênio Nº 4505/05 do Ministério da Saúde com contrapartida do poder Estadual e cada uma custou R$ 83.351,55. Com mais essas 49, o Governo Estadual chega a 132 ambulâncias entregues em menos de quatro anos. “A entrega dessas ambulâncias é uma grande vitória, não desse Governo apenas, mas principalmente da população, que há anos luta por uma atenção a saúde decente”, ressalta Tatiana Chaves. Ela explica que a entrega desse lote de ambulâncias é mais uma das ações que estão sendo realizadas desde 2003 para estruturar todo sistema de saúde do Estado. Atualmente estão sendo realizadas 146 reformas de unidades de Saúde em todo Piauí, com adequação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária com supervisão da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária. Além disso, foram adquiridos milhares de equipamentos para melhorar a resolutividade dos hospitais, contratados profissionais através de concurso público e capacitados mais de 15 mil profissionais do Estado e do Município. “Todas essas ações estão sendo realizadas de forma integrada, para garantir que possamos realmente dar um passo largo na assistência à Saúde no Piauí. O nosso objetivo é que finalmente os esforços tanto do Governo Federal como Estadual e municipal possam ser sentidos de forma prática pela população”, ressalta a secretária. Na ocasião ainda serão entregues 136 bombas costais para o controle da dengue em 78 municípios e quatro motores costais que serão distribuídos entre Teresina e as regionais de São Raimundo Nonato. Os equipamentos foram adquiridos pelo Tesouro Estadual, no valor de R$ 26.500,00. “Apesar dos casos de dengue no Estado terem sofrido uma diminuição de 15% em relação ao ano passado, eles se agravaram. Por isso, além de estarmos orientando, capacitando e distribuindo material para todos os municípios controlarem a dengue, nós vamos entregar as bombas para pulverização de inseticidas a exterminação do mosquito”, ressalta Tatiana. Serviço: Entrega de 49 ambulâncias 4x2, Fiat/Ducara. Valor: R$ 4.095.199,99 (Convênio Nº 4505/05 do Ministério da Saúde com contrapartida do poder Estadual e cada uma custou R$ 83.351,55) Entrega de 136 bombas costais para o controle da dengue em 78 municípios e quatro motores costais para as regionais de Teresina (2) São Raimundo Nonato (1) e Campo Maior (1). Valor: 26.500. Recursos adquiridos através do Tesouro Estadual.