O governador Wellington Dias garantiu hoje, terça-feira, durante a solenidade de entrega de 49 ambulâncias e equipamentos para o combate da dengue no interior, que até 2008 o Estado vai se tornar um exemplo de política de saúde integrada para todo o país. Participaram da solenidade no Palácio de Karnak, o deputado federal Nazareno Fonteles, o vice-governador Osmar Júnior, a secretária de Saúde Tatiana Chaves, além de vários secretários estaduais, deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais de saúde e diretores de hospitais. Wellington ressaltou que os avanços conquistados nos primeiros anos de Governo já fizeram do Piauí um dos Estados que mais cresceram no que se refere a assistência em saúde, mas que nos próximos anos, o Piauí passará a ter um dos mais completos sistemas integrados de Saúde do país. “Não é qualquer Estado que possui uma rede de Saúde com essa dimensão. Todas essas conquistas têm um objetivo humano, que é levar a cada um dos piauienses, condições de atendimento com dignidade, sem discriminação a qualquer partido ou liderança”, disse o governador. Ele ainda fez questão de destacar o simbolismo da entrega das ambulâncias para os municípios. “Durante a campanha nós sofremos com acusações eleitoreiras e a população teve que esperar para receber um bem capaz de salvar vidas. Hoje, o TCU e o próprio Poder Judiciário já reconheceram que as denúncias envolvendo o Piauí na ‘Máfia das Sanguessugas’ não procedem. Mas eu pergunto: Quem vai nos reparar o sofrimento e os constrangimentos?”, enfatizou Wellington. O deputado federal Nazareno Fonteles também destacou a importância do momento. “Hoje podemos entregar essas ambulâncias de forma limpa e honesta, como sempre trabalhamos. É com muita alegria que a gente vê que, passado esse período de turbulência, o povo soube separar o joio do trigo”, disse Nazareno. A secretária Tatiana Chaves ressaltou que a entrega era o resultado de um esforço coletivo feito pelos Governos Federal e Estadual, desde 2003 e que ela faz parte de uma série de ações integradas para a estruturação do sistema de Saúde no Estado. “Atualmente estamos com 146 reformas de hospitais em fase de conclusão ou recentemente concluídas. Através de concursos, foram contratados mais 1300 novos profissionais. Ultrapassam 15 mil o número de profissionais de saúde capacitados tanto em nível estadual como municipal. Isso sem falar nos avanços do SAMU, Farmácia Popular e reforma psiquiátrica”, ressaltou a secretária. O valor do investimento entregue hoje no Karnak é de R$ 4.121.699,99. As 49 ambulâncias 4x2, Fiat/Ducato custaram cada uma R$ 83.351,55 e foram adquiridas através de convênio Nº 4505/05 do Ministério da Saúde com contrapartida do Poder Estadual. Já as 136 bombas costais e os quatro motores costais portáteis para o controle da dengue no Piauí custaram R$ 26.500,00 e foram adquiridos através do Tesouro Estadual.