A clínica oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas atendeu 12.387 pacientes no ano de 2006. Somente nos dois primeiros meses de 2007 foram atendidos cerca de dois mil pacientes com consultas, exames e cirurgias de catarata e outras especialidades. A diretora geral do HGV, Joana Zélia Arcoverde, explica que a oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas é um dos excelentes serviços prestados a população do Piauí e dos Estados como Maranhão, Pará e Tocantis. A Oftalmologia é uma das especialidades que mais foi procurada no ano de 2006. A informação é do Relatório de Atendimento do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde que atendeu 192.465 pacientes no ano de 2006. Segundo dados do Relatório, as especialidades mais procuradas foram Odontologia,Ginecologia, Fisioterapia, Dermatologia, Oftalmologia e ortopedia. A média de atendimento mensal foi de 15 mil pacientes. Segundo a diretora do Ambulatório Integrado, Fátima Garcez, foi o maior demanda nos últimos quatro anos. “A informatização do Sistema de marcação de consultas e exames agilizou o atendimento e uma maior resolutividade”, esclareceu. A média de atendimentos na odontologia foi de 5 mil pacientes por mês; 1700 na Fisioterapia; mil na Ginecologia; 800 na Dermatologia; mil na oftalmologia; 500 na ortopedia e o restante em outras especialidade como: Cardiologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Neurologia, otorrino, Pneumologia; Urologia; Nutrição, psicologia, Cirurgia Geral e Plástica; Fonoaudiologia, além de exames em diversas áreas. “A informatização da Marcação de Consultas foi um avanço e uma conquista de anos de funcionamento do Ambulatório”, argumentou Fátima Garcez. Segundo ela, o processo de informatização possibilitou a duplicação da oferta de consultas e exames e uma maior agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de espera por uma consulta.