São Gonçalo do Piauí, localizado a 126 quilômetros de Teresina, comemorou 43 anos de emancipação. Durante as festividades, que aconteceram na última sexta-feira (30), o município com o maior índice de pessoas com deficiência do país, cerca de 33,4%, recebeu obras importantes do Governo do Estado, realizadas em parceria com os governos Federal e municipal. Foram inauguradas pela coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, uma sala de educação especial, um consultório odontológico, 63 casas, centro administrativo, escritório do Emater e um galpão para funcionamento da feira-livre. Segundo o prefeito Pedro Ferreira da Silva, a soma dos recursos destinados ao município foram de aproximadamente R$ 700 mil e que ainda existem mais obras a serem executadas, como o projeto de acessibilidade arquitetônica para São Gonçalo e a construção de mais 50 casas, através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). “O projeto de acessibilidade arquitetônica vai deixar o nosso município muito bonito, através da urbanização, nova iluminação, a construção de rampas, rebaixamento de guias e a colocação de piso tátil. Estamos muito felizes com todas essas obras em nosso município e agradecemos o esforço dos governos federal e estadual que estão sempre nos apoiando através das parcerias”, comemorou. Rejane Dias destacou a implantação da sala de educação especial para deficientes visuais e auditivos como sendo um projeto modelo para todo o Estado do Piauí. “Acredito que esta sala de educação especial seja a primeira implantada no Piauí com recursos específicos para os alunos que têm deficiência visual e auditiva. São Gonçalo está sendo referência nessa iniciativa e nós iremos leva-lá para todo o Estado. O Governo do Piauí entende que este município necessitava realmente receber obras importantes como essas que incluem desde a área rural, de educação, saúde, habitação e infra-estrutura, pois é o que possui o maior índice de pessoas com deficiência”, justificou. O superintendente da Caixa Econômica, Herbert Buenos Aires, disse que os governos federal e estadual estão imbuídos em possibilitar uma vida nova à população com investimento na construção de casas populares, saúde, educação especial e infra-estrutura. “É assim que estes governos trabalham, proporcionando uma vida nova e digna para aqueles que não tinham acesso à moradia, educação e a sua cidadania”, enfatizou. São Gonçalo também recebeu, pela segunda vez, o projeto Cidadania Ativa, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), que ofereceu serviços como emissão de carteiras de trabalho, identidade, certidão de nascimento, corte de cabelo, hidratação, verificação de pressão arterial, além de palestras educativas sobre gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e saúde bucal, com a distribuição de kits odontológicos. No município foram realizados aproximadamente mil e quinhentos atendimentos.