A Secretaria da Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí e Fundação Municipal de Saúde, vai promover, nesta sexta-feira e sábado (4 e 5), no Instituto Superior de Educação Antonino Freire, o I Seminário Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Estarão presentes no evento a coordenadora do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Fátima Malheiros; coordenadora de DST/Aids do Ministério da Saúde, Maria Adrião; coordenadora do projeto Saúde Prevenção nas Escolas da Seduc, Maria Galvão; e cerca de 250 jovens e adolescentes das escolas da rede estadual e municipal. Dentre as escolas estaduais que foram selecionados para participar estão: Unidade Escolar Professor Moacir Madeira Campos, Unidade Escolar Fontes Ibiapina, Unidade Escolar Gabriel Ferreira, Unidade Escolar James Azevedo, Unidade Escolar Barão de Gurguéia, Unidade Escolar Antonio Tarcísio, Unidade Escolar Maria de Lurdes, Unidade Escolar Edgar Tito, Unidade Escolar Dom Severino, Unidade Escolar Aurora Barbosa e Colégio Estadual Lima Rebelo. A programação inclui apresentações artísticas, palestras com os temas Juventude, saúde sexual e reprodutividade no contexto da educação, Situação anual do SPE no Brasil. Oficinas e painéis temáticos Ricos e vulnerabilidade, Prevenção às DST/Aids, Juventude e diversidade sexual, Juventude e sexualidade, Participação juvenil e outras. A Secretaria da Educação e Cultura, através do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, beneficia centenas de alunos com o objetivo de promover o diálogo e o compartilhamento de experiências entre as escolas da rede pública e privada. O projeto envolve as famílias, alunos e toda a comunidade através de debates sobre temas como a participação juvenil, saúde sexual, reprodução, diversidade e cidadania.