No município de Monte Alegre, a 800 km de Teresina, a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis/ Supervisão DST/AIDS, promoveu uma semana de atividades em parceria com a secretaria de saúde do município para sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção das DST/AIDS/HIV. Os resultados desse projeto vão ser apresentados no II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas, que será realizado em Brasília, entre os dias 01 e 03 de junho deste ano. O trabalho é de autoria de Rosimar Costa que integra a Gerência de Atenção à Saúde da Sesapi. O trabalho realizado no dia 1° de Dezembro do ano passado, dia em que se comemora a luta mundial contra a AIDS, percorreu 10 escolas das zonas urbanas e rurais de Monte Alegre capacitando profissionais da educação, Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família, atendentes de enfermagem e representantes da Pastoral da Criança foi um dos 153 selecionados em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde essa mostra tem o objetivo de fortalecer a gestão integrada entre saúde e educação e a institucionalização de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva para a redução das vulnerabilidades dos jovens às DST/Aids. São Parceiros os Ministérios da Saúde e Educação, a UNESCO, o UNICEF e o UNFPA. De acordo com os organizadores do evento, ao longo dos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação trouxeram para nosso país experiências inovadoras nas maneiras de fazer prevenção com jovens nas escolas. Estas experiências constituem exemplos de gestão integrada para reduzir os diferentes contextos de vulnerabilidade nos quais os jovens brasileiros estão inseridos. A II Mostra consolida o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e abre espaço para a troca de experiências das diferentes iniciativas de educação preventiva nas escolas coordenadas por estados e municípios; confirmando-se como um espaço permanente de discussão e produção de conhecimento em âmbito nacional. Serão realizadas conferências, fórum, painéis, oficinas, comunicações coordenadas e atividades culturais e artísticas nos eixos temáticos trabalhados pelo SPE. No último final de semana, as Secretarias da Educação e Cultura e Saúde e Fundação Municipal de Saúde, realizaram o I Seminário Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas que teve como objetivo chamar a atenção para a vulnerabilidade dos jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo vírus HIV e à gravidez precoce. Dentre as escolas estaduais que foram selecionados para participar estão Unidade Escolar Professor Moacir Madeira Campos, Fontes Ibiapina, Gabriel Ferreira, James Azevedo, Barão de Gurguéia, Antonio Tarcísio, Maria de Lourdes, Edgar Tito, Dom Severino, Aurora Barbosa e Colégio Estadual Lima Rebelo. De acordo com dados divulgados no seminário, a preocupação dos profissionais de saúde é baseada na incidência cada vez maior de notificações de DST/Aids em jovens brasileiros. Hoje, mais de 55 mil pessoas menores de 24 anos estão infectadas com o vírus HIV. O desafio mais urgente é a ampliação das ações de prevenção em saúde para toda a rede de ensino fundamental e médio, como também a qualificação de profissionais aptos a informar e auxiliar estes jovens.