Com o objetivo de sensibilizar profissionais do setor de saúde e áreas afins, para a importância do atendimento às vítimas de violência no serviço de saúde, está sendo realizada hoje, 17 de maio, a Oficina Sobre Violência Sexual no Serviço de Saúde. O evento acontece no horário das 8h às 18h, no Auditório do Sest/Senat, na Praça do Liceu Piauiense. A oficina, segundo a supervisora da Coordenação de Atenção à saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Rosa Laura, faz parte de uma programação alusiva ao Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Mobilização de Enfrentamento e Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A diretora da Regional de Floriano e terapeuta ocupacional, Katiúscia Queiroz Barbosa, disse que a região nunca notificou nenhum tipo de ocorrência de violência sexual. Ela diz que a falta de estatística nessa área é pelo fato de muitas pessoas quando são vítimas de violência, não registram as ocorrências e muitas delas se dirigem a Teresina, o que dificulta a notificação pelo município. “A oficina é importante porque no meu caso que trabalho com crianças com algum tipo de deficiência, irá me ajudar como proceder em alguns aspectos que eu venha a me deparar”, diz Katiúscia Queiroz. Participaram da abertura da oficina, representantes das cinco Macro-regiões de saúde do Piauí, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do Lar da Criança, a delegada geral de Polícia Civil, Hildeth Evangelista, a coordenadora do Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS) e profissionais das Delegacias da Mulher e da Infância e da Adolescência.