O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, entrega hoje, 17, mais 38 unidades móveis de saúde adquiridas através de convênio Nº 4505/05 do Ministério da Saúde com contrapartida do poder Estadual. Durante a solenidade o governador Wellington Dias afirmou que esse é um governo que trabalha para cumprir metas. Os prefeitos e lideranças municipais foram representadas pelo presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais - APPM, Luís Coelho, que agradeceu pela entrega. Ele falou em nome dos demais prefeitos e também recebeu de forma simbólica as chaves da ambulância destinada ao seu município, Paulistana. Para o secretário de Saúde, Assis Carvalho, esse é mais um compromisso executado pelo Governo do Estado visando melhorar o sistema de saúde do Piauí. “Essas ambulâncias são instrumentos que salvam vidas e nossa meta é equipar todos os municípios de forma decente, fortalecendo assim o poder de resolutividade das macro-regiões”, afirmou. O governador Wellington Dias reafirmou o discurso de Assis carvalho dizendo que esse governo trabalha para cumprir metas. “Essas ambulâncias são parte de um projeto maior, onde foram melhoradas as estruturas física e material das unidades de saúde do interior. Elas são fruto de um esforço conjunto”, declarou. Ele complementou ainda dizendo que atualmente somente 18 municípios não possuem unidades móveis de saúde. “Em 2003, apenas 90 municípios possuíam unidades básicas de atendimento de saúde. Hoje, esse número cresceu para 193 cidades”, disse Dias lembrando que hoje ele esteve reunido com represnetantes do Banco Mundial no sentido de conseguir financiamento para investir em diversas áreas, entre elas, educação e transporte. Investimentos Cada ambulância custou R$ 93 mil. No valor de R$ 3.534.000,00, as ambulâncias modelo S-10 têm tração 4x4 e foram entregues às unidades de saúde do Estado com o objetivo de dar maior resolutividade e mobilidade aos pacientes do interior. O convênio 4505/2005 prevê a aquisição de 143 ambulâncias que vem sendo entregues de forma gradativa nos últimos dois anos. Os municípios contemplados com ambulâncias nesta quinta-feira foram: Antônio Almeida, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Bonfim do Piauí, Buriti dos Montes, Caridade do Piauí, Conceição do Canindé, Cristalândia, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Gilbués, Guaribas, Isaias Coelho, Jaicós, João Costa, Júlio Borges, Monte Alegre, Nova Santa Rita, Parnaguá, Paulistana, Pavussu, Pedro Laurentino, Pio IX, Porto Alegre do Piauí, Queimada Nova, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Feliz do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São Lourenço do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Sebastião Leal, Simões, Socorro do Piauí, Uruçuí, Várzea Grande. Ao todo, nesses últimos cinco anos, a Secretaria de Saúde adquiriu 197 ambulâncias através de convênios com o governo federal, doações e com recursos do Tesouro Estadual.