Apoio técnico para capacitação de pessoal (médicos e enfermeiros); Eventos de mobilização e informação; Fornecimento de insumos para o controle dos focos e dengue que são aplicados pelos agentes de saúde nas visitas domiciliares e fornecimento e aplicação espacial de inseticidas, conhecido como fumacê, para o combate ao mosquito adulto que é o causador da doença estas são as quatro frentes em que a Secretaria Estadual de Saúde está trabalhando. O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Mário Abel, explica que a gestão de saúde em Teresina é plena, portanto a competência sobre o combate da Dengue na capital é da Fundação Municipal de Saúde. “A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a prefeitura e é responsável por auxiliar o fornecimento de alguns insumos, além da capacitação de profissionais. Somos responsáveis também por supervisionar as ações desenvolvidas nos municípios e capital”, afirma. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Antônio Manoel, a Secretaria tem 22 máquinas, os carros-fumacê, para atender os municípios que registraram casos de dengue. Os carros já foram enviados para as regiões de Parnaíba e Piripiri, além de cidades vizinhas, onde a incidência de casos tem sido maior. Dos 223 municípios piauienses, 33 são prioritários para o Progama Nacional de Combate à Dengue, entre eles Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos. A Secretaria de Saúde também coordena um grupo de aproximadamente 500 agentes de endemias cedidos pela Funasa que atuam junto aos municípios do interior do Estado. Para esses profissionais são disponibilizados fardamento, equipamentos de segurança e bombas costais para o controle da dengue no Piauí. Em novembro do ano passado foram entregues 136 bombas e quatro motores costais portáteis. O coordenador explicou que 90% dos focos de dengue são domiciliares. “A dengue é uma doença para a qual não existe vacina, por isso, a prevenção é a melhor solução, depende não somente dos órgãos públicos, mas da educação e dos bons hábitos da população”, disse Antônio Manoel. Ele esclarece ainda que em locais específicos como borracharias, oficinas mecânicas, cemitérios e depósitos de sucatas são considerados locais de maior risco e por isso tem tido uma atenção especial. “Aos agentes de saúde são orientados a passar de 15 em 15 dias nesses locais para ajudar na prevenção de focos”, disse o coordenador. A Gerência de Vigilância em Saúde Secretaria de Saúde está trabalhando em um relatório sobre a regional da Grande Teresina que vai subsidiar novas ações de supervisão da dengue. Dados sobre a região Nordeste Segundo dados do Ministério da Saúde até março deste ano, a Região Nordeste notificou 10.139 casos, com um aumento de 1,1% quando comparado ao mesmo período de 2006. O estado com maior número de notificações é o Maranhão com 2.548 casos, enquanto o Estado de Pernambuco notificou 2.095 casos. Os demais estados da região notificaram os seguintes números de casos: Ceará – 1.392, Bahia - 1.143, Paraíba - 1028, Rio Grande do Norte - 442, Alagoas - 424 e Sergipe - 41. Foram confirmados 12 casos de FHD, sendo 8 no Estado do Maranhão, 1 no Estado do Ceará e 3 no Estado do Piauí, sendo que todos os casos evoluíram para cura. Ações no Interior Visando melhorar o atendimento de profissionais de saúde em relação a pacientes com sintomas de dengue, a Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde está realizando a Capacitação de Diagnóstico e Tratamento da Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) para médicos e enfermeiros. O curso está teve início no dia 22 e se estende até sexta, 25, no município de Amarante, na sede da Regional de Saúde. A capacitação já foi feita na maioria dos municípios do Estado e é realizada por uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. No período de 4 a 7 de junho o mesmo trabalho de capacitação acontecerá no município de Valença. Segundo o gerente da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Otacílio Netto, nos primeiros quatro meses deste ano, já foram notificados aproximadamente quatro mil casos de dengue, em mais de 100 municípios e nove casos de dengue hemorrágica em todo o Estado.