A Regional de Saúde de Parnaíba está se preparando para o dia D da campanha contra a raiva, que acontecerá neste sábado (26/05) das 7h as 17h nos Postos de Saúde de Parnaíba. A meta estimada é vacinar no município aproximadamente 22 mil animais a partir de um mês de idade. Segundo Maurício Carvalho, diretor da Regional, a Secretaria já recebeu e repassou as vacinas para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e estarão sendo aplicadas nos Postos de Saúde. “A campanha nacional contra a raiva só acontece em setembro, mas devido alguns casos que surgiram na cidade estará sendo realizado o Dia D da Campanha de Combate à Raiva e todas as pessoas devem levar seus cães e gatos para vacinar nos Postos de Saúde”, disse Maurício Carvalho. A raiva é uma doença causada por um vírus que está presente na saliva do animal infectado e é transmitida ao homem pela mordida ou arranhadela. Os primeiros sintomas apresentados no cão são tristeza, agressividade exagerada e mau humor sem motivo, também pode babar muito e ter dificuldade para beber água. O animal deve ser isolado caso seja identificada alguma suspeita e seu dono deve procurar orientações nos Postos de Saúde. Caso alguma pessoa seja mordida por um animal não vacinado ou mesmo infectado deve procurar imediatamente um Posto de Saúde. “A doença não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina”, afirmou Luciano Oliveira, Coordenador do CCZ.