Pessoas que recebem transfusão de sangue e derivados, processados pelos três hemonúcleos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Parnaíba, Picos e Floriano, contam com segurança total. É o que atesta certificado de proficiência, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa), recebido pelos três hemonúcleos. A certificação garante sangue com qualidade em todo o seu processo. A informação é da supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira. A certificação foi comunicada no início do mês, pelo gerente-geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Renato Spindel. Os hemonúcleos de Parnaíba, Picos e Floriano participam do Programa de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ), da Anvisa/MS. A certificação se deu porque eles passaram por cinco avaliações práticas e quatro avaliações teóricas, a partir da avaliação AEQ04. lém disso, foram enviadas sete avaliações práticas e três teóricas, entre novembro de 2004 e novembro de 2006, considerando os resultados a partir do AEQ04 e do teórico 03, que são critérios técnicos adotados pela Gerência-Geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos, da Anvisa/MS. A certificação foi emitida em abril deste ano, com validade até abril de 2008. Hemonúcleos contribuem para melhoria da saúde pública Renato Spindel cumprimentou as coordenações dos hemonúcleos, ao tempo em que agradeceu por contribuírem com a ampliação das ações de vigilância sanitária e com a melhoria da saúde pública no país. “O Programa de Avaliação Externa de Qualidade é parte essencial para a garantia de qualidade dos serviços hemoterápicos”, disse ele. Para a coordenadora-geral do hemonúcleo de Floriano, farmacêutica-bioquímica Maria Luíza Alves de Moraes, a certificação mostra que o órgão trabalha com rigor. “É uma prova de que trabalhamos de acordo com um padrão de qualidade, com a estrutura requerida pela Anvisa/ MS”, comemorou. O hemonúcleo de Parnaíba é coordenado pelo também farmacêutico-bioquímico Valdemar Santos Júnior. O de Picos, é coordenado interinamente pela enfermeira Maria Santos Monteiro. Maria Teixeira disse que o rigor com a qualidade, manifestada pelos hemonúcleos de Picos, Floriano e Parnaíba, se estende às agências transfusionais do Hemopi. “A certificação demonstra que as agências e os três hemonúcleos trabalham com qualidade do sangue a ser transfundido”, afirmou. Esse é um dado importante e tranqüilizador, tanto para quem doa, como para quem recebe doação de sangue e derivados, processados pelo órgão estadual de hematologia e hemoterapia.